QUATRO PILARES ESSENCIAIS PARA PESQUISA CIÊNTÍFICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 434


Certificado de participação:
Certificado de Patrícia Lacerda De Carvalho

Certificado de publicação:
Certificado de Patrícia Lacerda De Carvalho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patrícia Lacerda De Carvalho , Antônio Deusany De Carvalho Júnior

ABSTRACT
O artigo busca elucidar quatro pilares relevantes na elaboração de pesquisas científicas em Administração, utilizando-se de um Ensaio Teórico. Objetivando assim proporcionar um diálogo sobre a escolha do paradigma, epistemologia, teoria e o método empregados em pesquisa científicas, cujo em muitas oportunidades são tratados de maneira dissociada. Nesse contexto, buscou-se trazer à tona reflexões sobre a base filosófica da pesquisa, até que ponto o pesquisador tem influência nos resultados do estudo, como conseguir defender diante da comunidade acadêmica que Administração de fato é uma Ciência; e de que forma esses quatro pilares podem diminuir as limitações dos estudos na área de Administração. Visto que, ao buscarmos uma pesquisa robusta, elaborada com rigor desde a sua concepção, majora a capacidade de resistência a qualquer fonte externa, ou seja, a qualquer comentário, opinião e ponderação que seu trabalho não tem relevância no meio acadêmico e para sociedade. Logo, de maneira prática, esse ensaio apresenta pensamentos sobre como se pensar em pesquisa e alguns caminhos que podemos seguir. Entendendo que sensibilizar os leitores para as muitas maneiras pelas quais as pesquisas podem proporcionar uma maior contribuição a área seja o melhor percurso para dar maior visibilidade a uma área tão rica, multidisciplinar e importante para a Ciência, dentro e fora da academia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema poderia ter sido melhor explorado, principalmente no que tange às considerações finais. Porém, não é possível desconsiderar a relevância do tema, dada a necessidade de inserir os pilares destacados pelos autores para composição de uma pesquisa contributiva.

Foto do Usuário Alcides José Fernandes Andujar 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante a proposta dos quatro pilares, para se produzir ciência em Administração.

Tema pertinente e bem trabalhado, traz reflexões essenciais para a área de administração.

Foto do Usuário Diego Domingos Ferro 09-02-2021 09:50:35

Artigo com temática bastante relevante, pois tem ficado cada vez mais em voga a necessidade de reduzir as limitações em pesquisas no ramo da Administração. Contudo, pontuo que seria interessante a revisão textual do trabalho, pois algumas passagens são confusas, assim como alguns trechos são escritos em primeira pessoa, e outros, em terceira pessoa. Um exemplo de passagem incompreensível: ''Assim, ao iniciarmos um estudo, a sua apuração, busca por suas causas e quantificações/medições devem estar atrelados a essência do objetivo propôs.'' A leitura ficou cansativa, em especial pela aplicação inadequada do termo ''cujo'' e pelo excesso de repetição de termos como ''ou seja'', que me deram a sensação de que os autores precisassem sempre ''explicar melhor'' para que eu entendesse. Seria mais prático se já colocassem a descrição mais compreensiva e objetiva. A Figura 1 é super interessante, e os autores estão de parabéns pela sua confecção.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.