artigos
Convibra Conference - Redução de Impactos Ambientais com uso de Gabiões: um estudo do Córrego das Pombas no Município de Itumbiara-Go.
Redução de Impactos Ambientais com uso de Gabiões: um estudo do Córrego das Pombas no Município de Itumbiara-Go.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 54


Certificado de publicação:
Certificado de Alexandre Neves Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Guilherme Henrique Dos Santos Ramos , Alexandre Neves Pereira

ABSTRACT
O artigo faz parte de um projeto de pesquisa sobre um comparativo entre gabiões e pré-moldados que visa decidir qual a melhor estrutura para solucionar os problemas atuantes no Córrego das Pombas que deságua no Rio Paranaíba em Itumbiara-GO. O solo é um dos elementos mais delicados na construção civil devido à sua grande complexidade e quando não é realizado um estudo mais aprofundado, pode ocasionar diversos problemas como, erosões, deslizamentos e outros, sendo estes, um dos responsáveis pela geração de impactos ambientais que acontecem frequentemente em períodos chuvosos. Através de análises para se conhecer o tipo do solo, torna-se possível determinar qual o elemento mais adequado para fazer-se a contenção e evitar demais patologias na obra. Os gabiões tem uma vasta utilização devido às suas características e ao fácil acesso do material, já os pré-moldados tem grandes vantagens quanto a durabilidade das estruturas e a praticidade de montagem das suas peças. A metodologia empregada foi um estudo de caso, em que foram utilizadas pesquisas bibliográficas e estudos de campo para solução do mesmo. Por fim espera-se que este trabalho contribua para uma maior noção e entendimento das principais estruturas de contenções existentes, para o caso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.