artigos
Convibra Conference - AS RELAÇÕES LABORAIS NA PERSPECTIVA DO TRABALHO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
AS RELAÇÕES LABORAIS NA PERSPECTIVA DO TRABALHO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 87


Certificado de participação:
Certificado de Marcos Paulo De Sá Mello

Certificado de publicação:
Certificado de Marcos Paulo De Sá Mello

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Paulo De Sá Mello , Marco Aurélio Amaral De Castro , Kamila Pagel De Oliveira

ABSTRACT
As relações de trabalho no mundo contemporâneo estão cada vez mais flexíveis e dentre os seus avanços está a implementação do trabalho remoto, crescente no mundo e no Brasil, sobretudo em função da pandemia da Covid-19. Neste sentido, o presente artigo teve o objetivo principal de investigar a percepção dos servidores e chefias de uma Instituição Federal de Ensino brasileira, quanto à execução do trabalho remoto provocado pela pandemia, no período de março a agosto/2020. Além disso, verificou-se de maneira complementar, a viabilidade da implementação permanente de tal modalidade de trabalho. Para alcançá-los, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa junto a 68 trabalhadores do setor público, a qual revelou que os trabalhos realizados remotamente no período em questão, foram considerados satisfatórios na percepção dos profissionais. Além disso, constatou-se que os entrevistados se sentem preparados para a implementação permanente do trabalho remoto, embora as chefias tenham demonstrado cautela.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Isaura Da Costa Neta 29-10-2021 18:17:31

Senti falta da descrição dos objetivos na introdução, não sei se essa estruturação foi motivada pela formatação do periódico ao qual o artigo intenta publicação. Trabalho bem escrito e com temática atual e relevante.

Foto do Usuário Marcos Ferreira 03-11-2021 23:00:01

Tema bastante atual e pertinente ao contexto do trabalho, onde cada vez mais as atividades estão deixando de ser realizadas presencialmente e de forma operacional para uma realidade mais digital com uso de TICs.

O tema é atual e relevante. Como contribuição, deixo uma reflexão: ao analisar a manutenção da modalidade de trabalho remoto, cabe incluir um ator importante neste processo e que não foi abordado no estudo: estudantes e comunidade externa, para os quais os serviços são prestados.

Foto do Usuário Lilian Maia Pascoal 29-11-2021 22:35:36

Temática extremamente atual e relevante para a área de pesquisa e comunidade acadêmica. A pesquisa traz resultados interessantes e uma reflexão necessária em instituições de ensino. A agenda de pesquisa ao final também é clara nos caminhos sugeridos e apresenta relação com os resultados obtidos. Parabéns aos autores pela pesquisa.

Foto do Usuário Gabriela Machado Daniel Da Cruz 30-11-2021 09:56:52

Acho esse um tema importante, pois a possibilidade de trabalho remoto mesmo que por 1 ou 2 vezes na semana pode aumentar a satisfação no trabalho devido a essa flexibilidade (demandando estudos logicamente), a pandemia acabou mostrando que temos mais essa possibilidade, a do trabalho remoto! Concordo que são necessários planejamentos muito bem estruturados. Na pandemia infelizmente não houve tempo hábil pra isso e com todo o caos que nos cercava pra muitos o trabalho remoto foi conturbado, para os servidores com filhos pequenos por exemplo ficou extremamente desgastante, dado que as escolas estavam fechadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.