artigos
Convibra Conference - Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem na perspectiva da Covid-19
Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem na perspectiva da Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 109


Certificado de publicação:
Certificado de Erica Cristina Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Erica Cristina Santos

ABSTRACT
A Síndrome de Burnout é considerada uma doença psicossocial que se manifesta com a exposição crônica à estressores interpessoais, e está interligada diretamente ao trabalho, intensificando-se em períodos pandêmicos. Esse estudo objetivou identificar as causas do desenvolvimento da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem no cenário nacional, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão da literatura do tipo bibliográfica, que teve como questão de pesquisa: quais as causas da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 no Brasil?A busca foi realizada nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, sendo definidos como critérios de inclusão: textos disponibilizados gratuitamente na íntegra, no idioma português, com abordagem do cenário nacional, publicados no período de 2020 a junho/2021. Selecionou-se 08 artigos que foram submetidos à técnica de análise de conteúdo temática, que resultou em três categorias: Estrutura do trabalho dos profissionais de enfermagem, Processo de trabalho da equipe de enfermagem e Sentimentos dos profissionais de enfermagem no combate à COVID-19. Percebe-se a necessidade de uma reorganização do trabalho com medidas efetivas voltadas para ambientes e processos de trabalho saudáveis, para reduzir os impactos negativos dos estressores laborais vivenciados pela equipe de enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mariana Guerra Pagio 19-10-2021 14:59:43

Artigo muito organizado e de fácil compreensão, parabéns!

Foto do Usuário Ana Maria Rodrigues Moreira 21-10-2021 20:19:51

Excelente trabalho, assunto muito pertinente e importante. Leitura bem agradável. Parabéns !

Foto do Usuário íris Cavalcanti Da Silva 22-10-2021 16:33:37

Parabéns pelo trabalho! de fácil compreensão!

Foto do Usuário Lucca Laperrière De Moura Neves 25-10-2021 22:41:43

Orientar sobre a Síndrome de Burnout é algo extremamente necessário hoje em dia. Infelizmente, vivemos a cultura da produtividade em um nível preocupante. Os senhores veem possível melhora desse quadro entre os enfermeiros com o fim da pandemia? Preocupo-me de não haver uma desaceleração devido ao novo hábito criado de trabalho mais intenso do que já se era anteriormente à pandemia.

Foto do Usuário Valeria Arias Pinzon 25-10-2021 23:47:58

Es un articulo muy pertinente para estos tiempos de covid, en el cual los que mas se ven mas afectados son el personal de salud, en especial enfermería ya que es una profesión vulnerable al desarrollo de problemas de salud mental.

Foto do Usuário Franciele Carolina Barbosa 27-10-2021 00:43:12

Esse assunto é totalmente necessário, ainda mais em tempos de Covid-19.

Foto do Usuário Francielly Da Silva 28-10-2021 17:20:10

Muito bom, é um excelente trabalho, parabéns para quem desenvolveu!

Foto do Usuário Carolina Oliveira Gomes 04-11-2021 14:48:03

Extremamente importante essa temática diante do atual senário do COVID 19, parabéns!!

Foto do Usuário Carolina Scheffler Schirma Farias 09-11-2021 12:02:32

Muito boa a leitura, um assunto de extrema importância no momento em que vivemos. Aborda algo que não se fala muito a respeito da COVID-19, ou seja, seus impactos ''indiretos'' na vida das pessoas, principalmente de profissinais da saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.