Avaliação dos Cuidados de Enfermagem em Serviços Obstétricos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 4


Certificado de publicação:
Certificado de Elen de Souza Veríssimo
Certificado de Larissa Mendes Jorge

AUTORIA

Elen De Souza Veríssimo , Larissa Mendes Jorge , Thatianny Tanferri De Brito Paranaguá , Johnata Da Cruz Matos

ABSTRACT
Objetivo: analisar os cuidados de enfermagem em serviços obstétricos, na perspectiva da equipe de enfermagem, em um hospital público do Distrito Federal. Método: Estudo de caráter observacional, analítico e transversal, desenvolvido em um hospital universitário do Distrito Federal, com 88 profissionais da equipe de enfermagem. Resultados: Os cuidados identificados com menor frequência de realização pela equipe de enfermagem foram: o registro e histórico clínico da mulher, nunca coletados por 11 (12,6%) profissionais, com média de 3,6 e mediana de 4,0 (DP=1,4). Os registros de tipagem sanguínea nunca ou raramente conferidos por 37 (43%) profissionais, média de 2,9 e mediana de 3,0 (DP=1,4). A investigação dos registros a respeito do resultado dos testes rápidos de HIV/VDLR, nunca ou raramente são conferidos por 24 (27,3%) dos profissionais, sendo a média de 3,5 e a mediana de 4,0 (DP=1,3). O exame físico da mulher nunca é realizado em 37,6% (32) dos casos e somente 6 profissionais (7,1%), referem sempre realizar o exame físico, com média de 2,4 e mediana de 3,0 (DP=1,3). Dos cuidados com o recém-nascido, 12 (13,6%) profissionais raramente orientam a mulher e o acompanhante, sendo a média de 3,9 e a mediana de 4,0 (DP=1,1). Conclusão: Evidencia-se indicadores que podem ser utilizados pelos gestores a fim de disparar um processo de formação para sanar problemas relacionados à não execução de atividades consideradas mínimas no processo de assistência à mulher.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Isabelle De Souza Januária 09-02-2021 12:50:35

Otimo tema. De extrema relevância nos dias de hoje,

Foto do Usuário Tamara Lopes Terto 09-02-2021 12:50:35

Artigo relevante para a prática assistencial de enfermagem, sobretudo, da enfermagem obstétrica.

Foto do Usuário Beatriz Poddis Busquim E Silva 09-02-2021 12:50:35

O estudo é bastante relevante e inovador para a área, pois é importante que haja esse acompanhamento do cuidado de enfermagem, visando o bem-estar da paciente e a melhor qualidade de vida enquanto hospitalizada.

Foto do Usuário Beatriz Maria De Araújo Ferreira 09-02-2021 12:50:35

Ótimo tema, com alta relevância, expressa muito bem a proposta.

Foto do Usuário Tainah Da Costa Santos 09-02-2021 12:50:35

Gostei muito da proposta deste estudo, e sua relevância para contribuir para a melhoria do cuidado prestado à mulher. Achei a distribuição dos resultados um pouco confusa e senti falta da discussão. Um dado interessante que achei foi quanto a quantidade de profissionais que participam da educação em obstetrícia, é preocupante saber que mais da metade deles não se interessam em se qualificar na assistência obstétrica, sendo que seu trabalho é voltado para este público. Diante disso, quais seriam os motivos/limitações desses profissionais em buscar educação nesta área de atuação?

Foto do Usuário Fernanda Barbosa Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Texto bem escrito com temática excelente pois a avaliação do serviço prestado pelas equipes de saúde sempre são necessárias para que se possa encontrar os entraves da assistência para assim buscar uma solução adequada além da relevância para a segurança do (a) paciente que deve ser sempre priorizada em todos os níveis de assistência.

Foto do Usuário André Ribeiro Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O artigo não tem explicita a autorização do comitê de ética em pesquisa em seres humanos. Qualquer estudo que envolva seres humanos, diretamente ou indiretamente (pessoalmente ou não) deve obrigatoriamente ter autorização do CONEP (Brasil) para ser realizado, principalmente quando se publica estes dados. Acesse o site e tire suas dúvidas sobre a situação em questão: https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf