A RELEVÂNCIA DA ELISÃO E EVASÃO FISCAL EM PLENA PANDEMIA DA COVID-19 NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS: O USO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 401


Certificado de publicação:
Certificado de Claudiane Da Silva Dos Santos
Certificado de Ananias Francisco Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ananias Francisco Dos Santos , Claudiane Da Silva Dos Santos , Eder Ferreira Da Silva

ABSTRACT
O Brasil possui um Sistema Tributário complexo, tornando-se dessa forma, o assunto de suma importância para análise e estudo dos impactos tributários causados nas empresas. Em decorrência disso, os administradores buscam conhecer as várias formas de se recolher menos tributos, principalmente no que diz respeito à elisão por meio do planejamento tributário. Há também a possibilidade de se utilizar de meios ilegais de burlar a fiscalização tributária como, por exemplo, a evasão fiscal. Neste contexto, esse estudo teve como objetivo demonstrar as percepções dos empresários sobre a elisão e evasão fiscal em plena pandemia por meio da utilização do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Inicialmente, aplicou-se um questionário contendo duas questões abertas sobre os temas pesquisados aos empresários de uma associação empresarial no Município de Campo Grande para, em seguida, aplicar a ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) representando os posicionamentos dos empresários sobre a elisão e evasão fiscal no período da pandemia. De modo geral, os resultados mostraram que os empresários que participaram da pesquisa se posicionaram harmoniosamente com a legislação fiscal sobre elisão e evasão fiscal. No primeiro momento, percebe-se que são conscientes que a única forma legal, elisão fiscal, de recolher menos tributos é por meio de um planejamento tributário. Por outro lado, os posicionamentos dos empresários quanto a evasão fiscal também é positiva visto que estão conscientes que a evasão fiscal não é uma forma correta de diminuir a carga tributária da empresa. Portanto, entende-se quão importante os temas para os empresários, sendo necessária uma maior divulgação das informações relacionadas a elisão e a evasão fiscal conforme previstos nas legislações, visando uma maior conscientização dos gestores e principalmente, da sociedade em geral.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.