Projeções de Mudanças Climáticas e Seu Impacto Sob a Disponibilidade Hídrica em Franca-SP

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 337


Certificado de participação:
Certificado de Bruno Marcos Nunes Cosmo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruno Marcos Nunes Cosmo , Tatiani Mayara Galeriani , Willian Aparecido Leoti Zanetti , Adolfo Bergamo Arlanch

ABSTRACT
Nos próximos anos são projetados cenários climáticos que poderão afetar a agropecuária brasileira. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo determinar o impacto de projeções de mudança climática sobre a disponibilidade hídrica de Franca-SP, por meio do balanço hídrico. Foram utilizados dados de temperatura e precipitação da estação meteorológica de Franca (código 83.630) referente aos anos de 1984 e 2019. Estes dados foram utilizados para construção do balanço hídrico do cenário base, que foi alterado para gerar as projeções. As projeções envolveram a elevação isolada de temperatura em 2ºC, 4ºC e 6ºC e combinada com a elevação ou redução de 20% da precipitação base. O cenário base possui uma precipitação anual média de 1.643 ± 208 mm e temperatura média de 22,0 ± 0,5ºC, com deficiência hídrica anual de 90 mm distribuída em 160 dias ano-1. As projeções demonstraram que a elevação de temperatura sem alteração positiva na precipitação reduz a disponibilidade hídrica tanto em volume quanto em duração, podendo gerar deficiência de mais de 700 mm ano-1 distribuída em 320 ano-1 (pior cenário projetado). A compreensão dos impactos de possíveis mudanças climáticas permite a elaboração de estratégias de mitigação de riscos como a irrigação e planejamento agrícola.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Bonifácio Martins Filho 01-06-2022 16:03:03

Parabéns pelo trabalho! Simulações e modelagens do clima para as próximas décadas são relevantes e podem ajudar na adaptação da agricultura a condições climáticas adversas. Como sugestão, seria interessante usar projeções do IPCC ou até mesmo dados de modelos climáticos futuro para o final do século XXI.

Foto do Usuário Gabriela Maria Leme Trivellato 09-06-2022 18:06:14

Trabalho muito útil! Acredito que os resultados poderiam ser apresentados ao poder público de modo que priorize iniciativas de proteção ambiental, recuperação de nascentes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.