Avaliação Inicial de Heliconia Bihai Var. Íris Red em Função de Dosagens de Adubação Potássica e Calagem em Solo de Terra Firme no Município de Parintins – Am

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 309


Certificado de publicação:
Certificado de Elias Paulo Ednel Simas Dos Reis

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elias Paulo Ednel Simas Dos Reis , Arthur Antunes De Souza Cardoso , Esmael Cunha Pinheiro

ABSTRACT
A produção e o consumo de flores e plantas ornamentais no Brasil acompanha a tendência de crescimento do mercado mundial, que se expande a cada ano. O agronegócio de flores e plantas ornamentais é uma atividade dominada por pequenos produtores, o que contribui para uma melhor distribuição de renda. A espécie Heliconia bihai, caracteriza-se por suas brácteas de colorações diversas na quilha e margens, as brácteas, que envolvem e protegem as flores, são vistosas, apresentando cores contrastantes, característica que favorece a aceitação do consumidor. O experimento realizado em parceria com a empresa Caetté Flores Tropicais, situada no município de Parintins – AM. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial de 4 x 5, com quatro repetições e unidade experimental de 5 plantas, sendo os fatores: quatro dosagens de calagem (0, 1, 2 e 3 t/ha-1) e cinco com adubação potássica (0, 60, 120, 180, 240 g de K2O. cova-1). Dentre as variareis estudadas neste trabalho, os níveis do fator calagem apresentaram-se significativos, exceto para a variável Área foliar, e para o fator adubação potássica todas as variáveis foram significativas, com destaque para o nível de 60 Kg/ha de K2O, demonstrando a importância desse nutriente na nutrição das helicônias. Ressalta-se que novas pesquisas nesse sentido são importantes, para contribuição com a ciência, e através de resultados promissores, auxiliar aos floricultores tropicais a melhorar o manejo, fertilidade e nutrição das plantas em condições de solos da Amazônia. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiane Mota Da Silva Cardoso 02-06-2022 21:33:55

Parabéns Elias! Excelente trabalho. O mercado de plantas ornamentais vem crescendo cada vez mais no Brasil, principalmente entre pequenos produtores, por isso é de extrema importância trabalhos que busquem melhorar e aumentar cada vez mais a produção nesse mercado. Minha pergunta é, com esse tipo de informação relacionada ao manejo, você acredita que esse ramo tem potencial de crescimento no Amazonas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.