AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM LOGÍSTICA REVERSA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA WEB OF SCIENCE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 214


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Giulia Wolff Bridi , Maria Alejandra Bonilla , Carlos Manuel Taboada Rodriguez

ABSTRACT
O objetivo deste artigo é compreender como a literatura aborda a relação entre dois construtos - avaliação de desempenho e logística reversa. Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Web of Science, que resultou em um portfólio final de 45 documentos. Aplicou-se o método de análise de conteúdo qualitativo em quatro etapas: (a) coleta do material; (b) análise descritiva; (c) seleção de categorias; (d) análise aprofundada da literatura. A análise das pesquisas revelou que a avaliação de desempenho em logística reversa é estudada dentro do contexto de cadeias de suprimentos, pois há organizações que se estruturam em torno de Cadeias de Suprimento em Ciclo Fechado; outras, organizam-se em Cadeias de Suprimento Verdes para atender as exigências da legislação ambiental; enquanto outros setores econômicos desenham suas Cadeias de Suprimento com foco na Sustentabilidade. As pesquisas mostraram que a logística reversa está inserida em cada uma dessas cadeias. Alguns modelos de avaliação de desempenho da cadeia reversa são estruturados com indicadores em três dimensões: custo operacional, impacto ambiental, nível de serviço ao cliente sob a perspectiva econômica, social e ambiental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luis Fernando Moreira 27-10-2021 09:15:28

Trabalho traz uma contribuição para area logistica de fato. Gostaria de ver quais foram os indicadores tipo: Lucratividade, custos, reutilização. Poderia ter feito uma matriz relacional dos indicadores versus autores.

Foto do Usuário Alexandre M G Almeida 28-10-2021 12:40:33

Revisão de literatura muito bem trabalhada no artigo. No geral, o artigo presta ótima contribuição para o conhecimento da temática Logística Reversa. Em meu conhecimento, autores como Shankar fez ampla abordagem de revisão citando outros pesquisadores, inclusive aqui no Brasil. É requerida certa cautela na articulação de texto para a temática Logística ''Green'' para que o leitor possa interpretar corretamente as premissas iniciais que enveredam para o Green Supply Chain, cenário este muito mais macro.

O trabalho é contundente, e apresenta importantes teorizações e resultados. Como sugestão, indico utilizar outras formas metodológicas de analise dos trabalhos capturados, tais como a analise lexicométrica e analise do discurso, de forma a realizar comparativos com os resultados produzidos pela analise de conteúdo. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.