Cuidado de gestantes na pandemia da COVID-19: Vivência de conflitos éticos da equipe multiprofissional

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 339


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira , Marluce Alves Nunes Oliveira , Elaine Guedes Fontoura , Lorraine Alves De Souza Santos , Tayara De Oliveira Vitoria , Mayra Luiza Matos Evangelista De Souza , Íris Cristy Da Silva E Silva , Adrielle Fera Moura Freitas , Thamara Arianny Ventin Amorim Oliveira De Assis , Stelman Teixeira Moreira Dos Santos

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é conhecer os conflitos éticos vividos no cuidado da equipe multiprofissional de gestantes na pandemia da COVID-19. Consiste em um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em instituição hospitalar especializada na saúde da mulher, localizado em município no interior da Bahia, que contou com a participação de nove profissionais de saúde, dentre eles, Enfermeiras, Técnicas em Enfermagem, Médicos, Psicóloga e Fisioterapeuta. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2022, por meio de entrevista semiestruturada e para análise de dados, contou com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana, parecer nº 2.277.332. Nos resultados foi possível identificar duas categorias empíricas, sendo elas: Compreensão da equipe multiprofissional sobre o conflito ético e Vivências de conflitos éticos no cuidado de gestantes diante a pandemia da COVID-19. Os resultados demonstram que a equipe multiprofissional de saúde caracteriza o conflito ético como uma situação que ocorre discordâncias e vivencia os conflitos éticos através da associação com a discriminação e negação no atendimento de gestantes com suspeita de COVID-19 e o despreparo profissional para cuidar da gestante adoecida. Conclui-se que o estudo é fundamental, para que os profissionais de saúde se atualizem sobre os possíveis conflitos éticos vivenciados ao cuidar de gestantes durante a pandemia da COVID-19.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cássia Giulliane Costa Santos 25-11-2022 12:08:03

Tema de fundamental importância para discussão nos serviços de assistência à saúde, principalmente agora a covid-19 está voltando a ficar em alta. Parabéns pelo trabalho!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.