ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE ELEMENTOS DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL SOBRE A PERFORMANCE: UM ESTUDO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 456


Certificado de publicação:
Certificado de Juliane Thibes Kreisig

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliane Thibes Kreisig , Marcelo Marchesan , Leander Luiz Klein , Kelmara Mendes Vieira

ABSTRACT
As organizações têm buscado cada vez mais funcionários que estejam comprometidos com sua função e que busquem atingir os objetivos organizacionais propostos. No setor público não é diferente, e tendo em vista que o funcionário público é o reflexo direto dos serviços públicos prestados, é importante entender o comportamento e desempenho dos mesmos. Desta forma, o objetivo deste artigo é trazer uma análise da influência dos elementos do ambiente organizacional sobre a performance de servidores públicos de Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa que teve como população os servidores públicos federais dos cargos de docentes e técnicos administrativos em educação de 107 Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Com base nas respostas de 717 respondentes foi possível empreender analises sobre a influência dos elementos estudados na performance organizacional dos servidores. Os itens do questionário foram agrupados em fatores através de uma análise fatorial e após foi realizada uma análise de regressão para analisar o contexto da performance organizacional. A partir dos resultados desta pesquisa, chegou-se à conclusão de que alguns elementos do ambiente organizacional exercem grande influência sobre o desempenho dos servidores públicos de Universidades Federais do Brasil e além disso, ficam algumas contribuições práticas para os gestores das Instituições pesquisadas, oferecendo  diretrizes para auxiliar na tomada de decisões relativas aos seus servidores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Um ótimo estudo, por retratar a influência do ambiente organizacional sobre o desempenho dos servidores públicos dos IFs. E um resultado interessante foi que a performance é um dos principais influenciadores no desempenho dos participantes do estudo. Quais os procedimentos para delimitação da amostra de 717 respondentes? Sugestão: Descrever os procedimentos para delimitação da amostra no método.

Foto do Usuário Luiz Carlos Da Silva Oliveira 20-10-2021 12:38:48

O artigo está muito bem estruturado com a introdução, referencial teórico, métodos, resultados e discussões, conclusões e referências bibliográficas. O resultado mostrou que um dos fatores que impactam positivamente a performance é o fator motivação. Portanto, qual o tipo de motivação que influencia de fato sobre o desempenho profissional nas IFES?

Foto do Usuário Juliana Carvalho De Sousa 05-11-2021 18:07:21

Parabéns pelo trabalho! O tema é atual e relevante! O trabalho está bem estruturado e trouxe boas contribuições.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.