Controle De Doenças Em Função Do Uso De Fosfito De Cu Em Combinação Com Fungicidas Na Cultura Da Soja

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fitopatologia;

Acessos neste artigo: 550


Certificado de publicação:
Certificado de Giacomo Zanotto Neto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanusa Araujo Dos Santos , Wendson Soares Da Silva Cavalcante , Nelmício Furtado , Marconi Batista Teixeira , Giacomo Zanotto Neto , Matheus Henrique Da Silva Ferreira , Paulo Eustáquio Rezende Nascimento

ABSTRACT
A partir da hipótese que o uso de indutores de resistência associado a aplicação de fungicida promove um maior controle de doenças na cultura da soja, objetivou-se no presente estudo quantificar a incidência e severidade de doenças em função do uso de indutor de resistência associado a aplicação de fungicida na cultura da soja. O experimento foi desenvolvido pela parceria entre Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde – GO e a empresa Tecno Nutrição Vegetal e Biotecnologia Ltda., em uma área destinada a experimentação pertencente a empresa no município de Rio Verde – GO, na seguinte localização geográfica 17°44’20.88’’S e 50°57’55.79’’O, com 860 m de altitude, na safra de verão 2020-21. O solo da aérea experimental é classificado como Latossolo Vermelho distrófico (LVd). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições, sendo que as parcelas experimentais tinham 8 fileiras espaçadas em 0,45m e 10 m de comprimento com bordaduras de 2 m entre parcelas e 0,90 m entre blocos. Os dados foram submetidos a análise de variância (p<0,05) e os casos de significância foram submetidos ao teste de media (Tukey p<0,05), utilizando o software estatístico SISVAR. O uso de duas aplicações de indutor de resistência fitalexy junto ao fungicida promoveu um maior controle de doenças na cultura da soja. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabens pelo trabalho, trabalhos que envolvem indução de resistência são complicados de se realizar ainda mais como foi in vivo diretamente no campo.

Foto do Usuário Angelo Aparecido Barbosa Sussel 08-06-2021 11:43:54

O trabalho está bastante interessante, contudo, para uma melhor avaliação do real efeito do fosfito de Cu, seria necessário pelo menos um tratamento com a aplicação dele isoladamente. Os tratamentos 4 e 9, assim como os tratamentos 5 e 10, utilizam os mesmos fungicidas e se destacam na redução da doença e no aumento da produtividade, isso deveria ser explorado neste trabalho.

Foto do Usuário Alexei De Campos Dianese 11-06-2021 11:37:16

Congratulações, pelo desenvolvimento e teste dessa hipótese. Gostaria de tecer alguns comentários: 1) Por que não foi feita a análise estatística dos dados de severidade apresentados na tabela ? Sem ela não se pode chegar a uma conclusão se os tratamentos foram significativamente eficientes no controle das doenças de final de ciclo; 2) De acordo com a análise apresentada dos dados na tabela 3, não houve ganho de produtividade significativo nos tratamentos 1/6, 2/7, 3 e 4. Nesse caso pode-se afirmar que os tratamentos contendo Aproach e 2 aplicações de Fitalexy (8) e Elatus com duas aplicações de Fitalexy (9) aumentaram significativamente a produtividade. No entanto, ambos os tratamentos contendo Vessarya diferiram estatisticamente do controle, mas não diferiram significativamente entre si, o que nos leva a questionar se a adição do fosfito trouxe algum benefício. Nesse caso, a dúvida seria desfeita se houvesse tratamentos contendo apenas os fungicidas, sem a adição de Fitalexy; 3) Com base na metodologia do experimento, não se pode afirmar que o produto Fitalexy induziu resistência nas plantas de soja. Já foi comprovado na literatura que várias formulações de fosfito tem ação direta no controle de patógenos, reduzindo sua esporulação, ou retardando o desenvolvimento das lesões. Existem metodologias específicas para se comprovar que um determinado produto é indutor de resistência, como a descrita em: Nascimento, Kelly Juliane Telles et al. Silicon, acibenzolar-S-methyl and potassium phosphite in the control of brown spot in rice. Bragantia [online]. 2016, v. 75, n. 2 [Accessed 11 June 2021] , pp. 212-221. Available from: <https://doi.org/10.1590/1678-4499.281>. Epub 26 Feb 2016. ISSN 1678-4499. https://doi.org/10.1590/1678-4499.281.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.