O processo de planejamento orçamentário público – um estudo de caso na Superintendência Regional de Polícia Federal no Piauí

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 353


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patrick Allisson Da Silva Santana , Evelyn Seligmann-Feitosa

ABSTRACT
Quando questões urgentes tomam o lugar de questões estratégicas em uma organização integrante da Administração Pública, podem surgir problemas de solução de continuidade das atividades planejadas, considerando que os custos para a solução, quando possível, muitas vezes se tornam maiores do que aquele previsto por um planejamento antecipado, bem como pelo motivo da limitação orçamentária. Com este pressuposto subjacente, foi realizada uma pesquisa na Superintendência Regional de Polícia Federal no Piauí – SR/PF/PI, com o objetivo de identificar entraves administrativos, acaso existentes, em seu processo de planejamento orçamentário e consequente execução. Para nortear a análise, relata-se a estrutura teórica do processo de planejamento orçamentário, suas etapas, seus principais óbices, bem como a descrição de como são identificados e resolvidos os eventuais redirecionamentos de recursos na execução do planejado. De acordo com a ótica da entrevistada, chefe do Setor de Administração e Logística da SR/PF/PI, conclui-se que a Polícia Federal no Piauí, no momento específico, se encontra em uma realidade de equilíbrio entre o planejamento e a execução.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Da Penha Marques Da Silva 23-11-2022 21:51:44

Observações: só questão de ajustes. - No resumo faltou falar sobre a metodogia do artigo e o objetivo do trabalho não está claro; - Na Introdução não foram definidos os objetivos geral e específicos; - A Introdução e o referencial teórico não foram tecnicamente separados. - Os resultados da pesquisa poderiam está mais amarrados com as bases teóricas. Contudo, a pesquisa respondeu ao que se propôs. O tema é bastante relevante e de interesse político, econômico e social, haja vista o uso de verbas públicas destinadas e os imprevistos que são totalmente possíveis de acorrer. Parabéns pelo tema trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.