As Barreiras e os Fatores Facilitadores Para Implantação de Um Projeto de Reciclagem de Lixo Urbano no Âmbito da Administração Pública Municipal do Norte Catarinense

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 270


Certificado de participação:
Certificado de Rosani Cesário Pereira

Certificado de publicação:
Certificado de Rosani Cesário Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Carlos Borges , Rosani Cesário Pereira , Inara Antunes Vieira Willerding , Édis Mafra Lapolli

ABSTRACT
O presente artigo refere-se um estudo de caso sobre a implantação de um projeto de reciclagem de lixo urbano no âmbito da administração pública municipal de um município localizado no norte catarinense. O texto discorre sobre questões como sustentabilidade, administração pública, coleta seletiva e aprofunda-se na temática do “Projeto Recicla Aí”, objeto desse estudo. Pretende-se com a pesquisa, identificar as barreiras e facilitadores enfrentados durante a implantação de um projeto de reciclagem de lixo municipal. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho seguiu com uma pesquisa qualitativa e dividiu-se em dois momentos: pesquisa da literatura e documental, e entrevistas semiestruturadas com oito integrantes da equipe técnica da Fundação do Meio Ambiente - FUNDEMA, responsável pela implantação do projeto “Projeto Recicla Aí”, com base na análise temática de Braun e Clark (2006). Em linhas gerais, como resultado, a pesquisa identificou cinco barreiras e 4 facilitadores na implantação do projeto. Ao identificá-los, pode-se explicitar diretrizes a serem seguidas por outros municípios, que também queiram implementar o projeto. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho revelante. Os trabalhadores que atuam na reciclagem do lixo municipal demandam maior atenção por parte do poder público visando evitar a ocorrência de acidentes e desenvolvimento das patologias laborais.

Foto do Usuário Marcelo Longo Freitas Mandarino 22-11-2022 09:07:36

Muito interessante o tema e chama atenção para a baixa adesão da coleta seletiva de resíduos recicláveis. Isto certamente se dá a falta de cultura da população de forma geral. Deveríamos ter mais projetos com essa proposta e maior divulgação dos mesmos. Parabéns pelo trabalho e pela reflexão. De ato é perfeitamente possível conciliar desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis. O que nos falta e incentivo e políticas públicas mais sérias.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.