O USO DA INTRANET COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: Análise da experiência do usuário interno de uma instituição financeira bancária no RS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 395


Certificado de publicação:
Certificado de Alexandre Borba Da Silveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alexandre Borba Da Silveira , Maria Priscila Rolim

ABSTRACT
Resumo
Com o avanço do mundo digital, a comunicação e a busca pela informação não ocorrem mais da mesma maneira. Com isso, a intranet está cada vez sendo mais utilizada dentro das organizações como uma ferramenta de comunicação e informação. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a experiência e o uso do usuário de uma instituição financeira bancária do estado do Rio Grande do Sul na busca por informações necessárias ao seu trabalho na ferramenta intranet considerando a comunicação e as informações internas. Como metodologia, um questionário foi aplicado com funcionários das agências e da direção geral com o objetivo de identificar as melhorias necessárias na intranet de acordo com a opinião deles. A partir dos dados extraídos do questionário e de melhores práticas de usabilidade, um protótipo foi criado e validado com alguns usuários. Dessa maneira, esta pesquisa contribui para a melhoria da ferramenta intranet da instituição financeira de acordo com o que os funcionários esperam facilitando a busca por informações e melhorando a comunicação interna na ferramenta. Além disso, apresenta formas de melhorar ferramentas de comunicação internas como a intranet para melhor uso pelos funcionários das empresas.

Palavras-chave: Endomarketing. Experiência do Usuário. Usabilidade. Intranet. Comunicação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jorge Túlio Barroso Morais 01-11-2021 18:14:50

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho!!! Após a leitura do artigo pode-se notar o quão a internet é essencial para a comunicação nos dias atuais, ainda mais com o avanço do mundo digital e a globalização. Gostei muito também da análise realizada com os funcionários em relação a intranet, afim de analisar a experiência de cada um e possíveis melhorias para ambos. Parabéns novamente!!!!

Muito bom o estudo, hoje em dia existem várias aplicações orientadas a serviço para empresa bem interessantes. Com as políticas de segurança envolvidas no fireweall a tendência é que seja feito tudo pela intranet. Em algum momento na aquisição dos dados esbarrou na LGPD? Gostaria de fazer um trabalho sobre experiência do usuário mas acabo travado em sigilo de dados. Muito bem escrito, parabéns.

Foto do Usuário Nadia Garlet 29-11-2021 12:12:23

Trabalho bem interessante. A intranet é uma ferramenta cada vez mais útil, especialmente em tempos de trabalho remoto ou híbrido e usualmente é concebida sem avaliar a real necessidade dos usuários. Compreender o que é mais necessário e melhorar os sistemas certamente contribui muito para a uma maior eficiência do trabalho de todos e menos frustrações no uso do sistema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.