ANÁLISE DA ABORDAGEM TEÓRICA DO CONCEITO DE CLUSTER

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 274


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José G. Vargas-Hernández

ABSTRACT
Retomar O objetivo principal desta pesquisa é fornecer um panorama geral do conceito de cluster, por meio da revisão de estudos teórico-empíricos e de alguns modelos propostos, bem como sua importância como estratégia de desenvolvimento regional e seu funcionamento. A metodologia utilizada é baseada em uma revisão analítica de abordagens teóricas relevantes em fontes secundárias de referências. Conclui-se que os pressupostos de uma definição conceitual de cluster é que se trate de um grupo de empresas que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades intimamente relacionadas de trás para frente, para a frente e para os lados. O cluster como economia da inovação pode ser uma estratégia natural de desenvolvimento regional formada pela oferta e demanda e artificialmente criada por meio de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento de uma região. 
Palavras-chave: Cluster, economia da inovação, operação. desenvolvimento Regional Classificação 
JEL: R110, L14, L22.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Yákara Vasconcelos Pereira 29-10-2021 15:42:35

Congratulations on your research. I would just suggest deleting or expanding the explanation of the method.

Foto do Usuário Gustavo Luna De Melo Jorge 01-11-2021 18:27:36

Trabalho muito interessante. Cluster é uma palavra muito usada e com pouco entendimento disseminado na academia e mercado de trabalho. A tabela 1 é singular para o entendimento do conceito e de fácil entendimento.

Foto do Usuário Arialba Carla Abrantes Rodini 08-11-2021 23:28:18

Em primeiro lugar, meus parabéns pelo artigo, muito bem escrito e articulado. Um tema muito pertinente, principalmente quando se trata de desenvolvimento regional, planejamento territorial e urbano. Contudo senti falta de uma explicação a mais sobre os procedimentos metodológicos. Nota-se que se trata de uma revisão da literatura sobre cluster, entretanto, não especifica se é uma revisão sistemática ou de outro tipo. “Data collection” é uma revisão muito usada, só que não fica claro como ela foi realizada para esse artigo. Já a “Data Analysis”, está mais evidente.

Foto do Usuário Gilson Irineu De Oliveira Junior 01-12-2021 17:41:43

Trabalho interessante e muito bem redigido. Para agregar, se couber no escopo da proposta, sugeriria incluir artigos de periódicos e referências mais atuais que exemplifiquem a utilização atual..

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.