CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Sapindus saponaria COM USO DE HIDROGEL E LÂMINAS DE ÁGUA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 295


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Vinicius Batista Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joelma Mendes De Carvalho , Daniela Soares Alves Caldeira , Gabriel Vinicius Batista Da Silva , Carlos Luiz Vieira , Fernanda Macedo Ferreira , Fernando Andre Silva Santos

ABSTRACT
A produção de mudas pode ser considerada uma das fases mais importantes do processo de produção vegetal, uma vez que as espécies em seus estádios inicias apresentam maior sensibilidade a diversos fatores biótipos e/ou abiótipos. O presente trabalho teve por objetivo investigar o efeito de hidrogel associado a diferentes lâminas de água no crescimento inicial de Sapindus saponaria. O estudo foi conduzido no campo experimental da UNEMAT Campus Cáceres-MT. O delineamento experimento utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial, sendo duas condições (ausência e presença de hidrogel) e quatro lâminas de água (8,10,12 e 14 mm.dia-1) com quatro repetições e três plantas por unidade experimental. As avaliações procederam aos 30 e 60 DAS, onde foram verificadas as seguintes características: altura de planta, diâmetro de coleto e número de folhas.  As mudas de Sapindus Saponaria apresentaram maior crescimento quando submetidas a doses de 8 e 12 mm de água. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Hernandes 30-04-2021 16:18:26

Parabéns pelo trabalho. O objetivo ficou claro e os resultados estão apresentados de forma precisa. Sugiro discutirem sobre os parâmetros avaliados que não apresentaram efeitos significativos com a variação das lâminas ou do hidrogel. Qual a possível explicação da influencia do hidrogel na altura de plantas aos 60 dias? Sugiro que a a explicação de Lopes et. al (2007) sobre a influencia negativa das lâminas de água na altura das plantas venha logo após a apresentação desse resultado, realocando o parágrafo dos resultados da avaliação de 60 dias após essa explicação.

Foto do Usuário ícaro Monteiro Galvão 12-05-2021 14:01:13

Parabéns pelo trabalho. Senti falta de uma explicação mesmo que superficial de como foi determinada as lâminas de irrigação do seu trabalho, mesmo citando uma referência acredito que um mínimo de informações ajudaria no melhor entendimento da condução da sua pesquisa.

Foto do Usuário Juliana Milene Silverio 12-05-2021 16:19:53

Muito bom o trabalho, achei interessante e relevante. Também realizo experimentos com hidrogel e esse experimento difere dos que realizo por não utilizar doses. Realmente os polímeros tem potencial a serem explorados.

Foto do Usuário João Gabriel Mafra 11-06-2021 13:43:40

Parabéns pelo trabalho, técnicas de produção de mudas vigorosas são as principais ferramentas para se obter uma lavoura produtiva e resiliênte.

Foto do Usuário Anderson Dias Vaz De Souza 16-06-2021 13:54:56

O trabalho apresenta potencial para publicação. Porem, é necessário a realização de alguns ajustes, como acrescentar maiores informações na metodologia e discussão mais profunda dos resultados obtidos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.