UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL PARA DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 363


Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Hoffmann Marques

Certificado de participação:
Certificado de Fernanda Hoffmann Marques

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Hoffmann Marques , Jader Prado Ferreira , Marcelo Picinin Bernuci , Tania Maria Gomes Da Silva

ABSTRACT
O câncer de mama tem sido cada vez mais diagnosticado em mulheres jovens, emergindo a necessidade do desenvolvimento de estratégias mais efetivas de estímulo a adesão às campanhas de prevenção. Como a rede social online “Instagram” é amplamente acessada pelos jovens, buscou-se no presente estudo compreender como o Ministério da Saúde do Brasil tem utilizado essa ferramenta para discutir o tema do câncer de mama. Trata-se de um estudo descritivo do tipo retrospectivo que analisou todas as postagens sobre o tema no perfil do Ministério da Saúde no Instagram. Foram identificadas 84  postagens, classificadas quanto:  1) formatação (foto, foto com legenda, vídeo, figura, etc); 2) tema (fatores de risco, fatores de proteção, medidas preventivas, campanhas), 3) data de postagem; 4) curtidas ou visualizações (em casos de fotos ou vídeos, respectivamente); e 5) conteúdo de postagem (prevenção primária, secundária, terciária ou quartenária) . A análise da confiabilidade das informações será realizada com base nas Diretrizes Nacionais de controle do câncer de mama do Ministério da Saúde. Os resultados obtidos mostram que mais estudos devem ser realizados sobre o tema, uma vez que o acesso à informação se mostra de extrema importância em relação ao processo saúde-doença na prevenção do câncer de mama. 

- Palavras-chave: Rede social online; Educação em Saúde; Câncer.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mariana Silva De Freitas 22-10-2021 11:31:01

Estudo muito importante e bem elaborado sendo possível, diante do crescimento da internet e do Instagram, identificar de que maneira clara como as informações sobre o câncer de mama estão sendo disponibilizadas para a população e como é a adesão do público a esse tipo de divulgação.

Foto do Usuário Viviane Goveia Christino 25-10-2021 17:02:04

Ainda são poucos os trabalhos que avaliam as redes sociais como meio de disseminação de informações sobre saúde. Ao mesmo tempo, essa prática vem se tornando cada vez mais comum, principalmente no contexto da pandemia, o que torna trabalhos como esse de suma importância! Parabéns!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho. É um estudo muito interessante sobre divulgação científica e acesso à informação. Como o próprio estudo fala, a questão da inclusão social trouxe um maior alcance às campanhas do Ministério da Saúde e assim, contribuiu para que elas se tornassem mais eficazes.

Primeiramente, parabéns pelo trabalho. É um estudo muito interessante sobre divulgação científica e acesso à informação. Como o próprio estudo fala, a questão da inclusão social trouxe um maior alcance às campanhas do Ministério da Saúde e assim, contribuiu para que elas se tornassem mais eficazes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.