A HOMOFOBIA VAI AO TRABALHO! DISCRIMINAÇÃO LGBTQIA+ EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 370


Certificado de publicação:
Certificado de Paulo Vinícius De Sousa Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Vinícius De Sousa Ferreira , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Olinda Maria Gomes Lesses

ABSTRACT
Este estudo centra sua atenção num tema caro à existência de grupos não hegemônicos: a população trabalhadora LGBTQIA+, cujos fenômenos a ela relacionados têm na história recente despertado o interesse da comunidade acadêmica brasileira do campo da gestão, muito por influência do debate político, das pressões sociais, da ascensão das redes sociais e do reconhecimento da diversidade no ambiente profissional. Desse modo, o estudo objetiva analisar as práticas de homofobia e o processo de inclusão de trabalhadores homossexuais em um hospital público estadual do Distrito Federal. Trata-se de pesquisa qualitativa, colocando o indivíduo no centro das atenções e buscando compreender como os fenômenos sociais afetam seu dia a dia dentro e fora das organizações. A coleta de dados se deu por meio da realização de entrevista semiestruturada, gavadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo e coleta de dados conforme modelo de Bardin (2008). Os resultados apontam que ainda ocorre discriminação no ambiente estudado e isso influência a decisão pessoal do profissional publicizar sua orientação sexual no ambiente de trabalho. Observou-se também a inexistência de políticas eficientes de diversidade e combate à homofobia e a predisposição dos entrevistados ao apoio, acolhimento e inclusão de pessoas LGBTQIA+, contudo poucos se engajam nos movimentos sociais. O estudo aprofunda o debate sobre a perspectiva enfrentada pelos trabalhadores homossexuais diariamente, denunciando assim a falta de assistência a esses indivíduos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mariana Carolina Barbosa Rêgo 28-11-2022 07:58:51

Além da temática relevante e que ainda carece de mais estudos, gostei muito da análise dos resultados, com a apresentação dos trechos das entrevistas para embasar as conclusões, além da preocupação com a discussão dos resultados de acordo com a literatura.

Foto do Usuário Patricia Brunido 08-12-2022 23:27:27

Parabéns pela escolha do tema e pela estrutura do trabalho. Acredito que seja possível fazer uma relação entre o tipo de organização estudada (hospital público) e fato de, conforme relato dos entrevistados, não estarem conectados com as necessidades e demandas contemporâneas de políticas de diversidade e inclusão. Chegaram a ver na literatura algum benchmarking envolvendo empresas privadas e de capital aberto, por exemplo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.