Preferências E Percepções De Consumidores Sobre O Café Em Itacoatiara-amazonas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 398


Certificado de publicação:
Certificado de Andrey Luis Bruyns De Sousa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andrey Luis Bruyns De Sousa , Maria Estefany Rodrigues Lucas , Rânelly Daiana Monteiro Da Costa , Tânia Nunes Rodrigues , Raniel Costa Da Silva , Cauê Trivellato , Joebe Melo Batista , Fabio Medeiros Ferreira

ABSTRACT
Este estudo objetivou caracterizar o consumo do café, traçando o perfil do consumidor e conhecendo suas preferências quanto à bebida, além de entender por que alguns a recusam. Para tal, utilizou-se um questionário online aplicado para uma parcela da população do município de Itacoatiara - AM. O referido questionário foi elaborado através da plataforma “Google Formulários”, sendo composto, ao todo, por 32 questões, sendo 7 direcionadas ao perfil do consumidor de café (nome, sexo, profissão/ocupação, renda mensal, quantas pessoas residem com o voluntário e em que município reside); 22 quanto à preferência para o consumo de café e por fim, 3 perguntas para os não consumidores de café. Após a aplicação do questionário obtiveram-se 140 respostas. Os resultados mostraram que a maioria dos voluntários consome café (91,6%), principalmente o café coado normal (95,5%) com preferência ao café com leite (65,2%). O principal motivo para o consumo é a rotina (59,5%), pela parte da manhã (46,8%) na sua própria residência (97,3%). Cerca de 88,3% dos voluntários responderam que sim, quando perguntado se sente satisfação ao tomar café.  Aqueles que não consomem a bebida afirmaram que a principal razão é o fato de não gostarem do sabor (42,5%). Um dado interessante identificado foi o fato de os consumidores de café afirmarem que o que mais gostam na bebida é o sabor e o aroma, mesmo fator apontado pelos não consumidores como o principal motivo para o não consumo da bebida. Notou-se também que a principal bebida utilizada para substituição do café é o suco, tanto para quem consome quanto para quem não consome o café. Ademais, verificou-se que, do total de entrevistados, a predominância feminina foi de 71,4%.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Katarina Cordovil De Nazare 14-04-2021 14:43:14

O trabalho está como um todo bem redigido, e o tema é de muita importância para a região.

Foto do Usuário Lucas Lima Mascarenhas 14-04-2021 15:10:14

Parabéns pelo trabalho a escrita está de fácil conhecimento

Foto do Usuário Cachorro Rebaixado 14-04-2021 15:47:16

Muito bem feito e detalhado, ainda mais por levarem em conta os gostos referentes ao café ampliando ainda mais o conhecimento sobre a pesquisa com base na região, parabéns a todos os envolvidos !!!

Foto do Usuário Rafael Augusto Ferraz 14-04-2021 16:26:28

Muito interessante o trabalho! Parabéns para os autores!!!

Foto do Usuário Adriana Carvalho Pinto Vieira 19-04-2021 15:40:00

excelente artigo com uma temática atual, com uma escrita clara para os leitores, inovador.

Foto do Usuário Antonio Bliska Júnior 14-05-2021 07:57:51

O conhecimento do perfil dos consumidores de qualquer produto agrícola é fundamental para o desenvolvimento do mesmo. Uma pesquisa mais ampla, abordando maior número de consumidores, e a ampliação do universo amostrado, com a inserção de outros municípios, seria interessante como continuidade da iniciativa deste trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.