Prevalência de Dengue no Espírito Santo em Tempo de Pandemia Entre os Anos 2018 a 2020.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 527


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Maria Bello Jastrow , Francisco Naildo Cardoso Leitão , Yasmin Neves Soares , Nathalya Das Candeias Pastore Cunha , Raquel Vicentini Oliveira , Eduarda Calazans Reblin De Oliveira , Esthefany Pereira Estevam , Italla Maria Pinheiro Bezerra

ABSTRACT
Com o desenvolvimento da pandemia da COVID-19 evidencia-se um desafio em distinguir os casos entre a nova doença e a Dengue devido suas semelhanças clínicas e laboratoriais, no entanto, não considerar as semelhanças existentes podem gerar impactos não só na assistência prestada ao paciente, mas também na saúde pública. Objetiva-se assim, descrever a prevalência dos casos de Dengue no Espírito Santo, durante o período de 2018 a 2020. Trata-se de estudo quantitativo, com banco de dados secundários a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (DATASUS) para o período de 2018 a 2020, que foram submetidos à análise do discurso. Os resultados apontam para a redução dos dados epidemiológicos da Dengue entre 2018 e 2020 no estado do Espírito Santo, com maior concentração na Macrorregião de Saúde Metropolitana, além de apontar a ocorrência de uma desassistência a outras áreas de saúde em decorrência da pandemia da COVID-19. Conclui-se que é imprescindível a criação de políticas públicas, bem como, de estratégias e planejamento por parte de todos os níveis de saúde com o intuito de conscientizar os indivíduos, adesão efetiva do tratamento e desenvolver bons hábitos de higiene.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Josiane Rodrigues 18-10-2021 23:12:14

Estudo interessante, analisando outros aspectos influenciados pela Covid-19. Sugestão: Fazer um estudo estatístico mais aprofundado. Pergunta: Essa queda de registros, te alguma relação com o número de casos de Covid mês a mês? o que indica essa mudança do numero de registros?

Foto do Usuário Sergio Andres Garcia Arenas 28-10-2021 13:24:34

Tema interesante, muy bien.

Foto do Usuário José Aparecido Bellucci Júnior 17-11-2021 15:01:06

Muito importante encontrarmos estudos que apresentam diversas facetas de comunicação entra as doencas e apandemia;

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.