USO DO BALANCED SCORECARD (BSC) NO GERENCIAMENTO E NA EXECUÇÃO DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 516


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Ullrich Schulz , Adriano Wagner , Juliana Duarte Ferreira

ABSTRACT
Este estudo faz uma abordagem sobre a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) para o gerenciamento estratégico na construção civil. Esta abordagem pretendeu incorporar valor ao setor através do gerenciamento e execução de obras, a fim de obter bons níveis de desempenho. Buscaram-se subsídios para a criação de uma proposta de mapa estratégico de objetivos e indicadores baseados nos preceitos do BSC para aplicação na execução de empreendimentos da construção civil. Este estudo teve natureza aplicada, com objetivos exploratórios, e através de pesquisa bibliográfica foram reunidos recursos que fundamentaram a estruturação do modelo. Os dados foram coletados por meio de observação em uma obra e entrevistas de avaliação feitas com profissionais, em uma abordagem qualitativa. Através da análise do modelo, verificou-se a aplicabilidade do método proposto. Foi possível, através da apresentação de objetivos e indicadores, compreender tanto a necessidade de utilizá-los, quanto a contribuição destes para a melhoria da gestão de obras. A ferramenta proposta possui potencial para auxiliar gestores, pois, além de seu fácil entendimento, atinge as demandas básicas de execução de obras da construção civil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David De Oliveira Costa 25-10-2021 13:47:43

Parabéns pela proposta apresentada. Certamente, uma das dificuldades no ambiente corporativo é o alinhamento das diretrizes estratégicas. Logo, a aplicabilidade do conceito que o BSC apresenta é bastante claro saber para qual ação seguir.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.