Inovação: um instrumento desafiador para as lideranças de uma instituição financeira no Mato Grosso do Sul

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 317


Certificado de publicação:
Certificado de Adriana Carvalho Pinto Vieira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Carvalho Pinto Vieira , Helcilayne Gabrielly Machado De Pinho , Julio Cesar Zilli , Alessandro Gustavo Souza Arruda

ABSTRACT
Tradicionalmente as grandes empresas que inovaram eram aquelas que mais investiram em P&D interno, tendo em vista que a inovação é uma estratégia competitiva poderosa. E as inovações surgem da interação entre as pessoas, do compartilhamento do conhecimento, da troca de experiencias, da conexão entre as pessoas que possuem uma mente mais curiosa e motivadas para solucionar um determinado problema. Ainda, para que uma organização se mantenha inovadora, é importante que se tenha um ambiente favorável para este intercâmbio de ideias, verificando os mecanismos de gestão de conhecimento e dos processos que potencializam as oportunidades e conexão entre os colaboradores. Esta pesquisa buscou responder se a inovação é importante na instituição pesquisada e se o líder tem impacto nisso. Para cumprir os objetivos propostos neste estudo, foi realizado um estudo de caso em um banco privado, para analisar qual a percepção dos gerentes e funcionários sobre a inovação e o papel do líder neste processo. Optou-se pela realização de pesquisa documental em bases de dados, seguida da utilização de uma abordagem de coleta de dados qualitativos por meio de questionário com perguntas fechadas e estruturadas, aplicadas com gerentes e funcionários. O estudo, tem foco em um setor que vem sofrendo mudanças e colabora com o conhecimento sobre o processo de inovação e o papel do líder. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.