Produtividade, Rendimento Energético e Custo da Extração de Madeira com Grapple Skidder

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Economia agrícola e agronegócios;

Acessos neste artigo: 365


Certificado de publicação:
Certificado de Thamires Da Silva

Certificado de participação:
Certificado de Thamires Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thamires Da Silva , Giovani Caprioli Garcia , Ricardo Hideaki Miyajima , Rafaele Almeida Munis , Danilo Simões

ABSTRACT
No sistema de colheita de árvores inteiras, a extração de madeira pode ser realizada por meio do grapple skidder. Entretanto, as condições topográficas e as distâncias de extração podem influenciar na produtividade da máquina. Destarte, o objetivo foi avaliar se as distâncias de extração de madeira com grapple skidder influenciaram a produtividade efetiva, o rendimento energético e os custos de produção. O estudo foi realizado no estado de São Paulo, em uma floresta plantada de Eucalyptus sp. com idade de seis anos e com a declividade do relevo ondulada. A análise técnica foi pautada no estudo de tempos, na produtividade efetiva do grapple skidder e no rendimento energético, considerando quatro classes de distância de extração de madeira. Ademais, a partir de critérios de custeio, determinou-se o custo de produção da máquina. Desse modo, observou-se que para a distância média de 100 metros, a produtividade efetiva foi de 74,72 m³ He-1, o rendimento energético foi de 1,65 g kW.m-3 e os custos de produção de 1,09 USD m-3. Para as condições analisadas, a produtividade efetiva, o rendimento energético e os custos de produção para a extração de madeira com grapple skidder em relevo ondulado, são semelhantes estatisticamente em classes de distância de até 100 metros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adolfo Bergamo Arlanch 14-05-2021 15:44:10

Sugestão: colocar 70% de referências com menos de 10 anos. Observei que nesse trabalho possui mais de 58% da referencias com 11 anos ou mais. Pergunta: Por que não discutiu mais os resultados? achei muito sucinto. Mas no geral esta excelente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.