Cibersegurança e Inovação em Serviços: Um Estudo Bibliométrico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 321


Certificado de publicação:
Certificado de Andre Lozano Ferreira

Certificado de moderador:
Certificado de Andre Lozano Ferreira

Certificado de participação:
Certificado de Andre Lozano Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andre Lozano Ferreira , Gilberto Perez

ABSTRACT
Com a transformação digital nas organizações e o uso crescente da internet, surgem diferentes forças de inovação digital, entre elas o uso de machine learning, big data, Blockchain, inteligência artificial, Internet das Coisas e o uso da nuvem, fortalecendo as forças inovadoras e, na mesma proporção, as vulnerabilidades relacionadas à cibersegurança. Assim, o objetivo principal deste estudo é investigar a cibersegurança e suas relações com a inovação digital em empresas de serviços, por meio de uma análise bibliométrica, utilizando as bases Web of Science e Scopus. A análise bibliométrica mostrou uma oportunidade que permeia os conceitos de cibersegurança e inovação em serviços e que merece um estudo profundo, com benefícios claros para a proteção de ambientes tecnológicos e infraestruturas relacionadas, gerando conhecimento e valor agregado para produtos e serviços inovadores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 18-11-2022 15:43:49

Parabéns pelo ótimo artigo! Mostra uma tendência dos estudos ligados a cibernética de maneira ampla. Por favor, me indiquem quais foram os pontos mais dificultadores na realização da análise bibliométrica?

Foto do Usuário Patricia Brunido 08-12-2022 18:04:11

Parabéns pela escolha do tema Andre, muito atual e de interesse de diversos setores. Talvez fosse interessante apenas incluir dados dos principais países e Instituições/Filiações que publicam.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.