ATRATIVIDADE E CAPTURA DE ADULTOS DE MOLEQUE-DA-BANANEIRA EM ARMADILHAS COM E SEM LÂMINA D’ÁGUA EM BANANAIS DO GRUPO TERRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 331


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Mendes De Haro , Maria Luiza Tomazi Pereira

ABSTRACT
Armadilhas contendo feromônios são uma importante ferramenta para o controle do inseto praga Cosmopolites sordidus em cultivos de banana. Estas estruturas, convencionalmente utilizam água em seu interior, para capturar os insetos, impedir sua fuga e matá-los. Contudo, alguns produtores, visando otimizar o tempo de confecção das armadilhas a campo, tem optado por utilizar as armadilhas sem a água em seu interior. Esta técnica levanta questionamentos sobre sua eficácia, quando comparada a armadilha contendo água. O objetivo deste trabalho foi comparar as taxas de captura entre as armadilhas com e sem água em cultivos de banana do grupo Terra. O experimento foi executado em bananais comerciais. As armadilhas foram confeccionadas seguindo protocolos estabelecidos, com a diferença da presença de um tratamento com uma mistura de água e 5% de detergente líquido neutro, e outro tratamento sem água. Os pontos de coleta foram instalados aleatoriamente no campo, sendo 14 repetições por tratamento, mantidas a campo por 12 horas, durante o período da noite. A taxa de captura de insetos nas armadilhas contendo água em seu interior foi de 35,42 ± 6,85 indivíduos/12 horas, enquanto que as armadilhas secas capturaram apenas 11,5 ± 2,32 indivíduos/12 horas. As armadilhas com feromônios de C. sordidus devem conter lâmina de água, visando aperfeiçoar a captura de adultos em bananais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiane Mota Da Silva Cardoso 03-06-2022 21:25:17

Parabéns Marcelo! o trabalho de comparação para captura com e sem a lâmina de água nas armadilhas atrativas contribui na tomada de decisão para os produtores de banana da região e demais localidades. visto que a utilização da água na armadilha tem mais eficiência nos resultados apresentados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.