Qualidade Fisiológica de Sementes de Milho Armazenadas em Silo Experimental Hermético e em Sacaria

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 370


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nilton Anastâncio Charamba Tiribangana , Geraldo Acácio Mabasso , Sábado Jorge Armando Cantambo , Glória Da Graça Marrile , Indira Da Paz Salgado

ABSTRACT
A preservação da qualidade das sementes durante o armazenamento depende da estabilidade das condições ideias no microclima gerado. Neste sentido, com este trabalho objetivou-se avaliar a qualidade fisiológica de sementes de milho armazenadas em silo experimental hermético e em sacaria. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 2×5 e 4 repetições, compreendendo duas condições de armazenamento (silo experimental hermético e sacaria) e quatro tempos de armazenamento, nomeadamente, 0, 45, 90, 135 e 180 dias após o armazenamento. Avaliou-se o teor de água, porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, porcentagem de emergência e índice de velocidade de emergência. Concluiu-se que  as sementes de milho armazenadas no silo experimental hermético apresentaram menor variação para temperatura e umidade relativa do ar; a porcentagem de germinação, porcentagem de emergência, índice de velocidade de germinação e o índice de velocidade de emergência reduziram com o aumento do tempo de armazenamento; no geral o vigor foi inversamente proporcional ao aumento do tempo de armazenamento, com redução de 98.18 à 74.41% para porcentagem de germinação e 88.40 à 75.92% para porcentagem de emergência.
Palavras-chave: Zea mays L.; vigor; germinação; efeito latente; condutividade térmica.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nelson Janfar Americo Janfar 31-05-2022 17:58:16

- Um trabalho interessante para a produtividade agrícola. Haverá alguma influência na qualidade da semente derivado do tipo ou local de armazenamento?

Foto do Usuário David Reado Setane Mufume 11-06-2022 09:42:27

Parabéns pelo trabalho. trabalho relevante no contexto de pós-colheita deste produto de elevada importância económica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.