Influências da Acreditação Internacional no Enfrentamento da Covid-19 em Um Hospital Privado de Grande Porte de Belo Horizonte: Relato de Experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Inovações em Gestão da Saúde;

Acessos neste artigo: 374


Certificado de publicação:
Certificado de Fátima Ferreira Roquete

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Martins De Jesus , Stéphane Bruna Barbosa , Karla Rona Da Silva , Fátima Ferreira Roquete

ABSTRACT
A acreditação hospitalar é um processo voluntário que traz grandes benefícios para a instituição. Na área da saúde, há algumas importantes acreditações nacionais e internacionais que auxiliam na estruturação de processos e na definição das prioridades para os cuidados dos pacientes. No Brasil, as organizações acreditadoras que mais certificam são a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International (JCI). A metodologia da JCI contém um agrupamento de requisitos com foco em garantir a qualidade e a segurança do paciente e oferecer infraestrutura segura para os profissionais, além de estimular o investimento em educação de todos os profissionais da instituição que busca a acreditação. O presente artigo relata a experiência de um hospital privado de grande porte, situado em Belo Horizonte, com acreditação internacional JCI, e a influência dessa metodologia na organização do hospital para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. O estudo se justifica pela relevância do tema e incipiência de publicações sobre a temática. Os principais resultados encontrados foram relacionados à consonância entre os requisitos avaliados pelo hospital, cenário do estudo, e as ações necessárias para o enfrentamento da pandemia. Após a análise dos requisitos e dos planos de contingência foi possível observar a influência positiva da acreditação JCI no referido hospital. Vários capítulos dessa metodologia de acreditação, que orientavam sobre a padronização de processos, foram identificados como de expressiva contribuição para o desafio de enfrentar a pandemia da COVID-19, destacando-se a técnica correta de higienização das mãos, diariamente treinada pelas equipes do hospital, quando da certificação. Sugere-se a realização de estudos em outros hospitais acreditados pela JCI, bem como por outras instituições certificadoras, como forma de aprofundar o conhecimento sobre influências da acreditação, tanto nacional quanto internacional, no enfrentamento de uma pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Foto do Usuário Letícia Ferreira Machado 08-11-2021 10:36:58

Trabalho muito pertinente e bem escrito. O relato de experiência mostra que a Cultura de Qualidade e Segurança do Paciente, reforçada pela JCI, é amplamente disseminada no hospital e o quanto esta cultura favoreceu a prevenção e controle do COVID-19, bem como, colaborou na manutenção da qualidade da assistência ao paciente durante o enfretamento da pandemia.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.