Orientação Empreendedora e seus efeitos na relação cultura, mediante práticas organizacionais, e o desempenho de inovação. Um estudo em hotéis em Goiânia

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 177


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Carlos Da Silva Oliveira

ABSTRACT
Esta pesquisa objetivou testar empiricamente a função da orientação empreendedora na relação entre cultura/práticas organizacionais e desempenho de inovação em hotéis, buscou-se analisar o efeito direto da cultura/ práticas organizacionais no desempenho de inovação em hotéis, bem como examinar o efeito indireto da cultura/ práticas organizacionais no desempenho da inovação mediante orientação empreendedora. A pesquisa foi realizada em hotéis de médio e grande porte situados na cidade de Goiânia, Goiás. A amostra final foi de 93 respondentes envolvendo chefes de setores, supervisores e gerentes. A pesquisa teve abordagem quantitativa e adotou-se análise de regressão múltiplas para explicar o relacionamento entre as variáveis e confirmar o modelo teórico proposto e testar as hipóteses, assim como foram utilizadas as escalas de medição da cultura, mediante práticas organizacionais, de orientação empreendedora e do desempenho de inovação no formato tipo likert de cinco pontos. Os resultados mostraram que a cultura/práticas organizacionais através de todas as suas dimensões têm efeito direto e positivo no desempenho da inovação, bem como a orientação empreendedora é variável moderadora entre a cultura/práticas organizacionais e o desempenho de inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.