A Utilização de Meios de Pagamentos Eletrônicos Por Universitários: Um Estudo do Pix

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 377


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lillian Cristiane Ribeiro Steffler , Victória Kocourek Mendes , Mayara De Carvalho Puhle , Daiane Do Amaral Ribeiro , João Antonio Bulegon Lobler , Andressa Monte De Moura , Ana Elaine Guimaraes Fabian , Kelmara Mendes Vieira , Monize Sâmara Visentini

ABSTRACT
Dentre as inovações proporcionadas aos usuários do Mobile Banking, pode-se destacar a criação do Pagamento Instantâneo Brasileiro, conhecido como PIX. O objetivo dessa pesquisa é analisar a utilização do Pix pelos universitários. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com universitários de duas universidades brasileiras. Como técnicas de análise foram utilizadas a estatística descritiva, o teste t e a análise de variância. Os resultados indicam que 83% dos universitários possuem pelo menos uma chave de utilização para o PIX e apenas 5,6% dos entrevistados afirmou não possuir conta bancária. Quanto à satisfação, 79,8% dos entrevistados estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com a ferramenta. O PIX é utilizado principalmente para envio de dinheiro para amigos e familiares. (70,3%) e transferências entre minhas contas bancárias.  Os testes de diferença de média indicam que não há diferenças na satisfação com o PIX entre diferentes gêneros, raças e níveis de renda e limite de crédito. Este cenário reforça a necessidade de se compreender os impactos das tecnologias financeiras digitais no cotidiano dos universitários, tendo em vista que, ao entender suas preferências e identificar as razões pelas quais estão dispostos a usar essas ferramentas, pode-se gerar valor para os diferentes stakeholders.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maurício Do Nascimento Vieira 26-10-2021 01:07:15

Tema é muito atual. A pesquisa bibliográfica foi muito bem elaborada. Ó tamanho da amostra é bem significativo para as duas universidades. A Tabela1 e 2 são muito informativas no sentido que resume de forma muito interessante esse perfil. O questionário no geral tem muitas perguntas relevantes.

Foto do Usuário Dayana Da Silva 26-10-2021 07:44:36

A utilização dos serviços bancários por meio da internet e de aplicativos já facilitou muito o dia a dia das empresas e pessoas físicas. Diminuiu a espera em agências com muitos serviços sendo feito online. A criação do Pix certamente veio para facilitar ainda mais. Como as pessoas estão bem habituadas ao uso dos aplicativos no celular e como é uma transferência de valor sem custo, a tendência é que aos poucos seja bem aceita pela população em geral. Os resultados da pesquisa demonstram isso, que está sendo aceito, parabéns pela pesquisa.

Foto do Usuário Tulio Oliveira Andrade 04-11-2021 23:57:36

A transformação do mercado financeiro com o Pix, com pouco ou nenhum custo, trazendo uma experiência rápida e atual com a utilização de QR Code e chaves de acesso, validaram uma perspectiva que os bancos e serviços digitais enxergam há um bom tempo, revelando um perfil de cliente bem semelhante aos universitários.

Foto do Usuário Katharine Valeriano Ferreira Lima 23-11-2021 11:30:04

Gostaria de parabenizar os autores pelo artigo! Muito bem elaborado, temática bem atual trazendo muito bem detalhada a relevância sobre os meios atuais de pagamentos eletrônicos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.