Escalas para avaliação da espiritualidade dos pacientes hospitalizados: revisão integrativa da literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 318


Certificado de publicação:
Certificado de José Aparecido Bellucci Júnior
Certificado de José Aparecido Bellucci Júnior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Aparecido Bellucci Júnior , Paola Obreli Bersi

ABSTRACT
Introdução: A espiritualidade vem sendo considerada como uma dimensão que deve ser incluída no cuidado global ao paciente, visando um cuidado mais holístico, a qual possui implicações na qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico. A presente pesquisa teve por objetivo identificar as escalas que avaliam a espiritualidade dos pacientes hospitalizados e quais escalas são as mais utilizadas no âmbito hospitalar. Métodos: revisão integrativa da literatura, constituída por seis etapas: Etapa 1 - Identificação das questões de pesquisa; Etapa 2 - identificação de estudos relevantes/amostragem ou busca na literatura: Etapa 3 – Seleção/categorização dos estudos. . Etapa 4 – Extração dos dados. Etapa 5 - separação, sumarização e relatório de resultados. Etapa 6 - Comunicação dos resultados. Resultados: Após a seleção de 240 artigos e leitura exaustiva do material selecionado, os resultados foram a extração de três estudos para a análise final. Todos os artigos selecionados são da Área de  Saúde Pública, sendo um brasileiro, um espanhol e um australiano.  ARTIGO 1 = realizou a validação de uma a escala de Espiritualidade, denominada Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro, para aplicação em contexto de saúde. ARTIGO 2= investigou os efeitos da religiosidade e espiritualidade na qualidade de vida e na depressão entre idosos na Corei do Sul. Foi utilizado o Duke Religion Index (DUREL) para avaliar a religiosidade e espiritualidade dos idosos participantes. ARTIGO 3= apresentou a aplicação da versão em espanhol de um instrumento de medida multidimensional (Questionary of Sense of Life, MiLS-Sp), que permite a avaliação do grau de bem estar espiritual de pacientes. Conclusão: conclui-se que o número reduzido de publicações que especificam a relação de espiritualidade e saúde denotam a importância de investimento em investigações científicas para o desenvolvimento de instrumentos efetivos e validados para avaliação da espiritualidade de pacientes internados. 





Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kênia Ferreira Laporte 18-10-2021 20:45:42

Escrita leve e precisa, com uma ótima escolha do tema.

Foto do Usuário Alessandra P. Silva 19-10-2021 16:22:20

Parabenizo pelo trabalho. Essas escalas são aplicáveis para todos os pacientes internados? Há alguma especificidade para pacientes em cuidados paliativos? Como fazer que essas ferramentas sejam amplamente utilizadas? Como sensibilizar equipes de saúde sobre o tema?

Foto do Usuário Erica Cristina Santos 21-10-2021 16:49:13

Trabalho de extrema relevância que aborda o cuidado ao paciente de forma holística e integral. 1- Sugiro que outros estudos abordem a relação da espiritualidade e saúde nos pacientes hospitalizados para o desenvolvimento de instrumentos efetivos e validados para que possam ser utilizados na avaliação desses pacientes. 2- De que forma a equipe de enfermagem pode ser sensibilizada para colocar em prática a escala de avaliação da espiritualidade nos pacientes hospitalizados?

Foto do Usuário Wanessa Debôrtoli De Miranda 22-10-2021 10:39:03

Tema muito importante para o campo da saúde que, de fato, merece maior exploração pela ciência. Parabéns pelo trabalho que dá luz à discussão.

Foto do Usuário Evelyne Florido Lobato Cavalcante 24-10-2021 18:43:26

A temática da espiritualidade na saúde, seja na dimensão do trabalho em saúde, ou seja, dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado e nas diversas disciplinas que o atravessam, ou pelos usuários e o modo como se apoiam em diferentes práticas, crenças e valores para a superação dos desafios é muito fascinante e merece cada vez mais conformar um campo de estudos a ser valorizado. Neste aspecto, alguns estudos brasileiros apontam a relação também da religião na compreensão das estratégias de luta da população brasileira, como aponta Eymard Vasconcelos, por exemplo. Deste modo, fiquei curiosa de ver nos resultados que disciplinas e direcionamentos vêm orientando este conjunto de artigos na temática da espiritualidade.

Foto do Usuário Julieta Scheidt Carneiro 24-10-2021 20:24:00

Excelente conteúdo, assunto muito pertinente para o momento em que estamos vivendo, claro e objetivo. Parabéns pela temática!!! Como seria a aplicabilidade desta escala na básica de saúde?

Foto do Usuário Helena Louzada Hell 03-11-2021 15:08:37

Parabéns pelo trabalho! Ótima escrita e estruturação do tema, mostrando sua relevância e que deve ser mais estudada.

Foto do Usuário Hyago Henriques Soares 10-11-2021 15:22:22

Penso que trata-se de um tema de grande relevância, uma vez que devemos considerar todas as necessidades dos pacientes, inclusive as relacionadas aos aspectos espirituais.

Foto do Usuário Márcia Mello Costa De Liberal 15-11-2021 11:23:47

O tema é muito atual e revelante, principalmente, em uma época de tantas incertezas por conta da pandemia do coronavírus. É preciso divulgar mais e mais a importância do cuidado multidisciplinar no cuidados aos pacientes hospitalizados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.