Estratégias De Manejo No Controle Do Percevejo Marrom, Euschistus Heros (fabricius) (hemiptera: Pentatomidae) Utilizando Produtos Fitossanitários E Parasitoide Telenomus Podisi (hymenoptera: Platygastridae)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 455


Certificado de publicação:
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira
Certificado de Pedro Hiroshi Passos Ikuno

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Martins Soares , Daniel Mariano , Vinicius Martins Domiciano , Daniel De Lima Alvarez , Michele Aparecida Leite , Guilherme Lourenço , Pedro Hiroshi Passos Ikuno , Regiane Cristina De Oliveira

ABSTRACT
O presente trabalho visa comparar as estratégias de controle de percevejo-marrom na cultura da soja utilizando produtos fitossanitários (inseticida) e controle biológico  representado por Telenomus podisi (parasitoide de ovos). Foram analisadas dois diferentes métodos com a finalidade de observar a taxa de controle do inseto praga, bem como, a quantidade de insetos benéficos dentro da lavoura. O experimento foi conduzido em condições de campo em duas diferentes áreas de aproximadamente 20 hectares cada um, sendo essas áreas denominas controle biológico e controle químico, no munícipio de Pardinho - SP, os parasitoides em primeiro momento foram liberados de forma manual e nas liberações subsequentes via VANT (veículo aéreo não tripulado), nos dias 21/12/2020, 04/01/2021 e 12/04/2021, e as pulverizações com inseticida foram realizadas nos dias 11/01/2021 e 28/01/2021. Foi evidenciado que a quantidade de ninfas nas duas áreas permaneceu menor até o décimo dia após a terceira liberação de Telenomus podisi, contudo, a quantidade populacional de adultos na área do controle biológico foi maior do que na área do controle químico, entretanto, observou-se maior quantidade de insetos benéficos na área do controle biológico em decorrência do não uso de produtos fitossanitários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Matheus Moreno Mareco Da Silva 13-05-2021 13:20:45

Parabéns pelo trabalho! Artigo muito bem desenvolvido

Foto do Usuário Claudemir Antonio Garcia Fioratti 14-05-2021 16:10:08

Parabéns pelo desenvolvimento do trabalho. Muito bem estruturado, e a escrita bem desenvolvida, objetiva e clara.

Foto do Usuário Alirya Magda Santos Do Vale Gomes 25-05-2021 13:40:15

O trabalho é de grande relevância dentro do manejo integrado de pragas, uma vez que tem aumentado o uso de produtos químicos para o controle de pragas na agricultura. Para abrilhantar ainda o trabalho deixo como sugestão a aplicação de um teste estatístico de maior relevância para apresentação de dados mais consistentes. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Marcelo Mendes De Haro 08-06-2021 16:04:13

Trabalhos com envolvendo controle biológico sempre são bem vindos. Estas pesquisas fomentam o desenvolvimento de novas tecnologias. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.