Empreendedorismo Social na Saúde Pública: Reflexões para a Atenção Básica no Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 291


Certificado de participação:
Certificado de Marcelo Kratz Mendes

Certificado de publicação:
Certificado de Marcelo Kratz Mendes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Kratz Mendes , Mauro Mastella , Mariana De Freitas Dewes

ABSTRACT
Esta pesquisa objetiva identificar o estado da arte sobre empreendedorismo social na saúde pública, avaliando contribuições de pesquisas na temática para o sistema público de saúde brasileiro. A lente teórica utilizada é do empreendedorismo social na perspectiva da saúde pública. O método utilizado foi o de revisão bibliográfica sistemática integrativa. Após os critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram elencados para análise. Os resultados foram organizados em três dimensões: (1) metodologias, região e população-alvo, (2) o Estado como rede de apoio às ações empreendedoras e (3) oportunidades e lições para a atenção básica no Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa representa um avanço na literatura a respeito do empreendedorismo social em órgãos públicos, sendo diversos os potenciais benefícios de práticas tradicionalmente estudadas no campo das ciências sociais quando aplicadas na área da saúde. Os resultados encontrados podem impulsionar ações gerenciais na saúde pública com o apoio de experiências do empreendedorismo social, melhorando a prestação de serviço à saúde da população e buscando, assim, cumprir com as diretrizes e objetivos do SUS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Carlos Borges 08-11-2022 20:40:39

Muito bom, bem estruturado, boa fluidez e com uma temática de suma importância. Apesar dos pequenos impasses enfrentados pelo SUS, somos a ser seguido por vários países. Parabéns pelo artigo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.