A Liderança Transformacional nos Processos de Aceitação de Mudanças na implantação de um novo Sistema de Informações em uma Empresa.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Administração da Informação;

Acessos neste artigo: 392


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Carlos Da Silva Oliveira

ABSTRACT
O estudo visa demonstrar a importância da liderança transformacional nos processos de aceitação de mudanças na implantação de sistema de informações em uma empresa. A pesquisa é descritiva com abordagem quali-quantitativa. O instrumento de pesquisa aplicado foi o questionário com escala tipo likert de 5 pontos e enviados aos respondentes via e-mail, tendo em vista a questão da pandemia do Covid 19. A técnica de pesquisa adotada foi do estudo de caso único com a tipologia de Stake (2000). A amostra final foram 26 (vinte e seis) respondentes e o levantamento foi realizado entre os dias 20 de agosto a 30 de setembro de 2020. No tratamento de dados e análise de resultados foi utilizada a estatística descritiva. Os resultados confirmaram as proposições de pesquisa e revelaram que a forma como os líderes geriram a mudança em processo de implantação de novo sistema, levaram os empregados a terem comportamento de aceitação da mudança visando o bem da coletividade na empresa, assim como os empregados fortemente identificados com os líderes influenciam direta e positiva essa mudança na organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Cristyna Dos Santos 30-10-2021 18:57:21

Este estudo foi possível entender que a gestão estratégica, começa com uma liderança que motiva os colaboradores nas mudanças implantadas na empresa, como no estudo, trouxe mais eficiência para organização e trabalho coletivo.

Foto do Usuário Priscila Scarfone Tiburcio 03-11-2021 13:50:40

Estudo muito bem estruturado ao que refere-se à abordagem teórica e a aplicação prática. Presenciamos em muitas organizações a existência de líderes autocráticos cujos, não querem saber ou de fato não sabem, sobre os impactos da liderança transformacional para o desenvolvimento como indíviduo (ser/profissional), como sociedade (equipe) e como sistema (empresa). Além disso, a mudança precisa ser top-down, ou seja, a ideia deve ser aderida primeiramente pelos diretores e gestores da organização, pois são neles que as equipes querem se espelhar. Enfim, são vários adendos que podemos pontuar, mas parabenizo o autor do presente trabalho por enriquecer a importância da liderança transformacional, seja na implantação de um novo sistema de informações ou em qualquer outro processo de mudança.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.