Comparação Entre Métodos Para Determinação de Carbono Orgânico em Solos de Manguezais da Baía de Todos os Santos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 219


Certificado de publicação:
Certificado de Edna De Souza Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Edna De Souza Souza

ABSTRACT
Devido aos efeitos de mudanças climáticas, o monitoramento preciso da variação do teor de carbono em manguezais passa ser de suma importância. Estudo em condição de laboratório comparou o teor de carbono orgânico determinado pelo método via úmida, baseado na oxidação do dicromato e via seca pelo processo de combustão e perda de massa pela incineração em mufla, em amostras de solos coletadas em manguezais da Baía de Todos os Santos. Nos solos da Zona alagada, não houve diferença entre o teor de carbono determinado pelos dois métodos variou entre 1,07 ± 0,47 a 3,35± 1.98 dag kg-1. Entretanto, para a região de bosque com maior teor de matéria orgânica o teor de C-orgânico determinado por via seca foi entre 1.5 a 2.0 maior do que a determinação via úmida. Os valores de carbono por via seca nos bosques variou de 15,60 ±0,38 a 11,83± 3,54.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriela Maria Leme Trivellato 09-06-2022 18:13:00

Trabalho de grande utilidade hoje dia, em vista da importância da preservação desses ecossistemas. Parabéns pela pesquisa!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.