Reflexões sobre as ações de educação permanente em enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: Revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 348


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hérica Felix De Oliveira , Suely Lopes De Azevedo , Aline Silva Da Fonte Santa Rosa De Oliveira , André Ribeiro Da Silva , Juliana Da Silva Parente , Raquel De Oliveira Laudiosa Da Motta

ABSTRACT
O presente estudo tem como objetivo identificar a importância da educação permanente para proteção e controle de riscos voltada para a equipe de enfermagem durante a pandemia da covid-19. Dentre seus impactos o processo de trabalho, o serviço de saúde e os profissionais de saúde foram os mais acometidos pela nova pandemia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada no portal da BVS, com os descritores: Educação permanente em saúde, Enfermagem e pandemia. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados artigos originais; disponíveis na íntegra, acesso livre, publicados no idioma português, no período de dezembro de 2019 a agosto de 2021. Foram selecionados para análise cinco artigos. Os estudos apontaram para a importância de os gestores investirem na capacitação e educação permanente nos serviços de saúde. A educação permanente foi a principal medida para o enfrentamento adequado e eficiente durante os cuidados prestados aos pacientes com covid-19. Conclui-se que a implantação de protocolos assistenciais, capacitação e atualização dos profissionais de saúde foram medidas estratégicas para superar as dificuldades e diminuir os riscos e agravos decorrentes da pandemia. Assim, oferecer segurança ao paciente e aos profissionais através da educação permanente, configura-se como uma estratégia para assegurar uma prática profissional segura e de qualidade, com impacto positivo nos diferentes cenários onde os profissionais de enfermagem estão atuando na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandra P. Silva 19-10-2021 16:05:30

A educação permanente é um diferencial conquistado pela enfermagem, largamente utilizada em todos os nívies de atenção à saúde. Gostaria de saber se (e como) capacitações anteriores puderam fazer diferença na pandemia. Considerando que ainda não vivenciamos tragédias climáticas como preparar a enfermagem para pandemias, desastres naturais ou situações semelhantes? O que apredemos com a pandemia para as próximas iniciativas de educação permanente?

Foto do Usuário Bárbara Festa Gomes 21-10-2021 16:37:49

Trabalho bem elaborado e muito pertinete, mostra que a educação permanente em saúde continua sendo um meio para transformação e qualificação das práticas de saúde tanto para a melhoria da segurança do paciente, quanto para a segurança dos profissionais de saúde. Acerca disto, gostaria de saber se foram encontrados trabalhos, durante a busca literária, que abordaram alguma diferença entre as ações de educação permanente realizadas para a enfermagem daquelas realizadas com outros integrantes das equipes multiprofissionais de saúde?

Foto do Usuário Erika Yurley Durán Niño 27-10-2021 17:56:55

La educación continua es una herramienta para el afrontamiento de las diferentes situaciones por las cuales el ser humano puede atravesar y aun mas a lo descocido como el el Covid-19. Es de vital importancia según el ciclo de vida adecuar la información y estrategias con resultados de calidad.

Foto do Usuário Maria Albaneide Fortaleza. 07-11-2021 15:48:50

Trabalho interessante, bem elaborado e a necessidade de formação permanente para os profissionais da linha de frente do combate à Covid 19 da Atenção Básica.

Foto do Usuário Ayane Ferreira Gaspar Do Vale 08-11-2021 09:35:33

Temática importantíssima!! A pandemia tornou evidente a necessidade da educação continuada, uma vez que essa foi a principal ferramenta, não somente para a enfermagem mas para a saúde de um modo geral, para a adoção de ações que contribuíram, e ainda contribuem, para a menor disseminação do vírus.

Foto do Usuário Julia Matias De Alcântara 09-11-2021 10:02:48

A pandemia do COVID-19 fez com que tivessemos que buscar e/ou aperfeiçoar meios para continuar disseminando a saúde e a informação, dessa forma, esse tema se torna de extrema importância. Trabalho muito bem estruturado, parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.