A Contabilidade na Gestão de Clubes de Futebol: Uma Análise da Correlação Entre Indicadores Econômico-Financeiros e o Desempenho Esportivo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 411


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Débora Dos Santos , Simone Alves Da Costa

ABSTRACT
Este trabalho teve por objetivo analisar a relação entre o desempenho econômico-financeiro e o desempenho esportivo dos clubes de futebol profissional brasileiros. Por meio de uma pesquisa descritiva e documental que analisou as demonstrações contábeis de 2016 a 2020 de 20 clubes de futebol, selecionados com base em sua posição no Ranking Nacional dos Clubes de 2021 da Confederação Brasileira de Futebol, foram apurados os indicadores econômico-financeiros de liquidez, estrutura patrimonial, alavancagem e rentabilidade como forma de avaliar o desempenho econômico-financeiro dos clubes. Por meio do coeficiente de Spearman, foi calculada a correlação entre os indicadores econômico-financeiros e os resultados esportivos dos clubes da amostra no mesmo ano e nos anos seguintes, considerando períodos de um, dois, três e quatro anos. Ao final, todos os dados do período foram analisados em conjunto. Os resultados desta pesquisa indicam que, embora não tenham sido identificados coeficientes de correlação estatisticamente significativos entre o desempenho esportivo e os indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade e lucratividade, há uma relação positiva e significativa entre o EBITDA dos clubes e os resultados obtidos dentro de campo. Tais achados podem oferecer subsídios à gestão dos clubes na tentativa de obter resultados satisfatórios tanto dentro quanto fora de campo sendo, portanto, a principal contribuição desta pesquisa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário André Luiz Comunelo 09-11-2022 15:13:54

A aplicação da análise das demonstrações contábeis é uma ferramenta importante para verificação da situação de uma organização, ainda mais em clubes de futebol que historicamente tem prejuízos, como demonstra os cálculos efetuados. No entanto, esse trabalho nos leva a uma reflexão que devemos trabalhar para melhor o nível de informação nas demonstrações contábeis dessas entidades por sua especificidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.