Ensaio Clonal De Coffea Canephora Em Um Ambiente No Amazonas: Avaliações Em Estádio Juvenil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Genética;

Acessos neste artigo: 445


Certificado de publicação:
Certificado de Andrey Luis Bruyns De Sousa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andrey Luis Bruyns De Sousa , Tânia Nunes Rodrigues , Raniel Costa Da Silva , Joebe Melo Batista , Cauê Trivellato , Fabio Medeiros Ferreira

ABSTRACT
O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, porém essa produção está mais concentrada em alguns estados como Minas Gerais e Espírito Santo. Na região Norte, o cultivo é predominante no estado de Rondônia, e os estudos para a condução da cultura no Amazonas ainda são incipientes. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de 15 clones de Coffea canephora em estágio juvenil no município de Itacoatiara, AM. O plantio dos clones foi realizado em março/abril de 2019, em quatro blocos inteiramente casualizados e seis plantas por parcela. Após 12 meses, ainda em estádio juvenil, foram realizadas as seguintes avaliações: vigor vegetativo; altura da planta; número de ramos plagiotrópicos, comprimento do primeiro ramo plagiotrópico; número de nós do primeiro ramo plagiotrópico; comprimento do quarto par de folhas; largura do quarto par de folhas; diâmetro do ramo ortotrópico e área foliar. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste Scott Knott – ambos P < 0,05 – para a comparação univariada das médias dos clones. Pelo teste F aplicado, a análise de variância indicou diferença significativa entre as cultivares a 5% de probabilidade para todas as características analisadas. As cultivares Clone 12, Clone 15 e Clone 09, mostraram-se promissoras para as condições agroecológicas da região de Itacoatiara, AM. Estas se destacaram apresentando as maiores médias para a maioria das características de crescimento das plantas analisadas e apresentando também os maiores vigores. Porém, a continuidade do presente estudo é necessária para a identificação das características morfológicas de maior importância na discriminação de clones de café conilon-robusta em estádio juvenil, fazendo-se correlações futuras com a produtividade.

Palavras-chave: Café conilon, melhoramento vegetal, variedade clonal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rânelly Daiana Monteiro Da Costa 14-04-2021 15:16:53

Parabéns pelo trabalho, está claro e coeso. Trata-se de uma pesquisa muito relevante para o agronegócio local e regional.

Foto do Usuário Katarina Cordovil De Nazare 14-04-2021 14:46:59

Parabéns pelo trabalho, o mesmo está bem redigido e possui muita importância para o melhoramento da região

Foto do Usuário Lucas Lima Mascarenhas 14-04-2021 15:12:30

Parabéns pelo trabalho a escrita está de fácil conhecimento, e acredito que seja um tema pertinente para a região.

Foto do Usuário Rafael Augusto Ferraz 14-04-2021 16:28:45

Parabéns para os envolvidos! Muito importante para a região este tipo de trabalho!

Foto do Usuário Priscilla Moreira Curtis Peixoto 15-04-2021 10:47:15

Muito interessante a ideia de conduzir o experimento na região, com certeza é um trabalho de grande importância para agricultura local. Sugiro que continuem trabalhos como esse na região, seria de grande valia obter dados de produtividade nessas condições. Parabéns aos envolvidos!!

Foto do Usuário Iago De Oliveira Moura 15-04-2021 17:22:07

Parabéns pelo trabalho, muito interessante o tema, bem escrito e de fácil entendimento.

Foto do Usuário Louise Lima E Silva 20-04-2021 11:28:39

Parabéns pelo trabalho desenvolvido, muito proveitoso para o avanço da região. ,

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.