REFLEXO DE ERROS DE ESTIMAÇÃO DE ORÇAMENTO NA INSCRIÇÃO DE RESTOS A PAGAR NOS ESTADOS BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 235


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Isaura Da Costa Neta , Adriana Fernandes De Vasconcelos , Aluisio Mário Lins Souto , José Eduardo Bezerra Silva De Sousa

ABSTRACT
Diante da relevância da gestão pública, evidencia-se a necessidade de investigar os fatores que afetam as inscrições de restos a pagar. Nesse contexto, procede-se a pesquisa sobre a influência de erros de estimação de orçamento sobre essas incidências. Objetiva-se verificar se erros de estimação orçamentária de receita e de despesa são determinantes sobre as inscrições do período. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva, com a utilização da abordagem quantitativa. São utilizados dados estaduais no modelo de regressão para verificação dos resultados. Os resultados demonstram  que os erros de previsão se relacionam com aumento das inscrições em restos a pagar quando a arrecadação é menor que a receita prevista; e quando o valor dos empenhos supera a dotação inicial. Desprende-se, assim, que o planejamento e  a execução orçamentária ineficientes conduzem a uma gestão de restos a pagar também ineficiente, salientando a importância da credibilidade orçamentária. 
Palavras-chave: Administração pública. Orçamento público. Restos a pagar. Erros de estimação de orçamento. Execução orçamentária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Cristyna Dos Santos 01-11-2021 22:59:10

Realmente, tem que haver uma gestão mais eficiente dos restos a pagar.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.