CORRELACIONANDO ATRIBUTOS DO SOLO COM ANALISE NUTRICIONAL DA SILAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Ciências animais / Zootecnia;

Acessos neste artigo: 181


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Michelon , João Paulo Pedroso , Laís Andolfatto , Jaqueline Gaio Spricigo , Cristiano Nunes Nesi , Mauricio Vicente Alves

ABSTRACT
O manejo adequado dos solos possibilita uma melhor exploração dos recursos nutricionais, biológicos, físicos e químicos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar se a qualidade dos solos tem relação com a análise nutricional da silagem. Foram selecionados 30 produtores do município de Faxinal dos Guedes-SC. Sendo realizadas duas amostragens de solo em cada produtor; uma em setembro de 2020 para a safra 19/20 e outra em maio de 2021 para a safra 20/21. Onde avaliou-se os teores de macro e micronutrientes, teor de alumínio, matéria orgânica, argila e resistência a penetração. Na silagem foram analisados FDN, FDA, matéria mineral, amido, proteína bruta, massa seca (MS), produção de Leite/t de MS, densidade e pH. Foram realizadas análises de correlação univariadas e multivariadas (ACP) para compreender as relações de solo e silagem. Nos atributos químicos, observa-se que houve acréscimo no número de propriedades com pH baixo; a matéria orgânica não variou entre as amostragens, predominando teor médio na maioria das propriedades; o fósforo, potássio e a resistência a penetração predominam teores altos a muito altos nas duas amostragens. Em 2020 houve correlação entre matéria mineral com argila, matéria orgânica, cálcio, magnésio, zinco, cobre e H+Al; já em 2021, houve correlações entre matéria mineral com potássio, matéria orgânica, cálcio, enxofre, zinco e cobre; entre fibra em detergente neutro com cobre; e entre fibra em detergente ácido com cobre e resistência a penetração. De maneira geral não encontramos uma relação definitiva e positiva entre os atributos do solo e os da silagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.