Coordenador de programa de pós-graduação strictu sensu: desafios e atribuições do cargo em uma Universidade Pública

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 362


Certificado de participação:
Certificado de Gabriela Machado Daniel Da Cruz

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Machado Daniel Da Cruz , Isaura Alberton De Lima , Maurício Alves Mendes

ABSTRACT
As atividades de gestão nas universidades públicas brasileiras, tais como aquelas dos cargos de reitor, pró-reitor, diretor, chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação (PPG) entre outros, são atividades a serem exercidas pelo pessoal docente do ensino superior da própria instituição. Esses profissionais ingressam na instituição com o propósito de atuar no contexto acadêmico, e ao assumirem o papel de gestor enfrentam uma série de desafios, especialmente pela carência de preparação formal para o exercício dessa atividade. Apesar da importância dessa questão, observa-se que ainda são poucos os trabalhos voltados ao tema. Contudo, a presente pesquisa teve por objetivo realizar uma análise dos desafios e das atribuições (tarefas) específicas do cargo de coordenador de programa de pós-graduação de uma universidade pública. Assim, espera-se que o trabalho contribua para os debates na área, para a identificação de competências requeridas e futuras propostas de treinamento para a função. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa documental, na qual buscou-se examinar materiais que contivessem elementos que permitissem inferências quanto as atribuições e os desafios do cargo em uma universidade pública. Os resultados mostraram que o cargo engloba atividades multifacetadas, sendo essas divididas em: didático-pedagógicas, administrativas/burocráticas e financeiras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Isaura Da Costa Neta 29-10-2021 18:47:29

Os resultados poderiam ser melhor apresentados ao se verificar resultados de trabalhos com temas correlatos e não apenas a descrição dos achados das funções do coordenador. As considerações finais poderiam se extender mais e contemplar, por exemplo, limitações do estudo. É um tema relevante e pouco explorado.

Foto do Usuário Daniela Gomes Alcantara 30-11-2021 23:19:00

O tema é muito interessante e de extrema importância. É interessante evidenciar as quantidade de tarefas de distintas naturezas atribuídas aos coordenadores, os quais, na maioria das vezes, não recebem nenhum preparo para tal. Sugiro explorar mais os resultados e atrelas à literatura abordada.

Foto do Usuário Graziele Alano Gesser 02-12-2021 21:46:06

Um autor que aborda a questão da ''gestão professoral'' e pouco profissional nas IES é Victor Meyer Jr. Sugiro que trabalhos desse autor possam ser incluídos em uma próxima pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.