A Covid-19 e o Impacto no Comportamento de Consumo da População Paulista em Relação Aos Alimentos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 211


Certificado de publicação:
Certificado de Marcia Estrella Pagliuso

Certificado de participação:
Certificado de Marcia Estrella Pagliuso

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcia Estrella Pagliuso , Lesley Carina Do Lago Attadia Galli , Edgard Monforte Merlo

ABSTRACT
O artigo apresenta os resultados e impactos no comportamento de consumo dos alimentos da população paulista durante a pandemia da Covid-19. As mudanças na rotina, os aspectos psicológicos e a contribuição dos meios de comunicação neste período, formam pontos cruciais no processo de tomada de decisão  na escolha  dos alimentos. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos sobre a temática e uma pesquisa quantitativa desenvolvida na plataforma Google Forms, divulgada pelo aplicativo WhatsApp. O questionário apresentou uma amostragem de 82 respondentes da cidade de São Paulo, com o objetivo de ratificar as inclinações apresentadas na revisão bibliográfica, observando aspetos psicossociais e relatando um comportamento de consumo nocivo em relação a escolha dos alimentos durante a pandemia. O trabalho também busca auxiliar na reflexão sobre quais estratégias de prevenção poderão ser desenvolvidas no combate aos hábitos inadequados, oriundos deste período de isolamento social. As perguntas foram divididas em três blocos, pontuando aspectos sociodemográficos, psicográficos e comportamentais, totalizando 15 questões. Conclui-se que a maior parte dos respondentes tiveram suas rotinas alimentares afetadas pela pandemia, perceberam um alto nível de ansiedade no período, além de um comportamento compulsivo alimentar.
Palavras-chave: Comportamento de consumo; Agronegócio; Covid-19

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Luan Tonelli 30-05-2022 16:13:33

Parabéns pelo trabalho! Corroborando com seu trabalho, aqui na minha cidade no interior do estado do Paraná com o fechamento das escolas públicas municipais e estaduais, o impacto na alimentação das crianças e adolescentes foi muito grande, ao ponto das escolas produzirem cestas com alimentos comprados da agricultura familiar e distribui-los aos responsáveis semanalmente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.