Dinâmica temporal do uso da terra da bacia contribuinte de água para João Monlevade/MG inserido na bacia do Rio Piracicaba

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Geotecnologia

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 341


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafael Aldighieri Moraes

ABSTRACT
Em uma bacia hidrográfica e suas microbacias, ações antrópicas no meio ambiente alteram a dinâmica do uso da terra, podendo causar tanto conservação como degradação ambiental, diminuindo a fertilidade dos solos e disponibilidade hídrica. A baixa fertilidade dos solos favorece o abandono da área e sua consequente degradação, prejudicando a infiltração de água no solo, gerando o desaparecimento de nascentes no período de seca e consequentemente o baixo volume de córregos e rios. Adicionado a isso, o assoreamento potencializa estes efeitos, colocando em risco populações inteiras de cidades dependentes da água superficial. Assim, conhecer o manejo da terra nas microbacias, considerando o exutório, a própria ETA (estação de tratamento de água), em escala temporal, é recomendado para um planejamento sustentável e ações de recuperação ambiental. Portanto, o objetivo do trabalho foi analisar a dinâmica temporal do uso da terra, em 35 anos, da microbacia contribuinte de água para o município de João Monlevade além das alterações na microbacia do Córrego dos Coelhos, e sua relação com a bacia do Rio Piracicaba.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Paula Marés Mikosik 01-06-2022 19:04:32

Achei interessante o fluxograma para apresentar os materiais e métodos. Acredito que poderiam ter sido inseridas as ferramentas utilizadas no QGIS para completá-lo. Os mapas contribuem para visualizar o uso da terra no período analisado. Entendo que ao adotar uma escala com maior detalhamento nas bacias Córrego dos Coelhos e Rio Santa Bárbara possibilita analisar melhor as classes de uso.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.