Institucionalização de Um Programas de Compliance: Evidências Preliminares de Uma Websurvey em Servidores Públicos Municipais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 404


Certificado de publicação:
Certificado de David Nogueira Silva Marzzoni

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laize Almeida De Oliveira , David Nogueira Silva Marzzoni , Antonio Wairan Da Silva Ferreira , Elisabeth De Oliveira Vendramn

ABSTRACT
Programas de Compliance são antes de tudo uma boa prática de Governança da organização, uma vez que contribuem para a realização dos objetivos e melhoria do desempenho da gestão pública. O termo compliance se origina no inglês com o propósito de cumprir, executar, obedecer, observar, satisfazer o que lhe é designado. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos servidores municipais frente a institucionalização de compliance no município de Rondon do Pará. Este estudo utilizou-se de dados primários extraídos da aplicação de questionário com perguntas objetivas e estruturadas por meio de escala likert de cinco pontos, de 203 questionários enviados via e-mail 42 devolveram respondidos. A pesquisa classifica-se como quantitativa, exploratória é utilizada da estatística descritiva para auxiliar na interpretação dos dados. Como resultado da pesquisa, conclui que embora não exista programas de compliance consolidados no município pesquisado há evidências de trabalhos realizados na área de controladoria que pode se destacar como o princípio para uma adoção de medidas que levem à gestão uma transformação de cultura do sigilo, de modo a enfatizar a necessidade de ampliar o contexto ético para todos os atores envolvidos. Os resultados contribuem para orientar pesquisadores que desejam aprofundar os estudos no campo de conhecimento da democratização no âmbito público, medidas de conformidade que favoreçam a mitigação dos riscos quanto ao envolvimento de instituições e servidores públicos em escândalos de corrupção especialmente na esfera municipal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Um assunto atual, e de grande importância para todos os tipos de organizações. E carente principalmente ausente em instituições públicas. Por isso o trabalho e de grande importância. Qual o total de servidores públicos do município de Rondon do Pará? 203 corresponde a qual percentual do total de servidores do município? Sugestão: Descrever detalhadamente a população envolvida no estudo, bem como a amostra, e como se chegou até o número de participantes do estudo.

Foto do Usuário Gevair Campos 29-09-2021 20:18:26

Compliance é um tema atual, e que todas as organizações devem pensar em seus planejamentos estratégicos, e as empresas públicas principalmente, pois o Compliance pode desburocratizar inúmeros processos bem como garantir transparência na atuação dos agentes públicos. Na opinião dos autores, porque por parte dos servidores o Compliance ainda e pouco difundido?

Foto do Usuário Leandro Carvalho De Oliveira 01-11-2021 10:41:05

Compliance é um assunto atual , devido a isso esse estudo é de suma importância , percebeu-se que o servidores não tem muito conhecimento nessa pratica e que precisa de que toda a administração esteja disposta a mudar a sua cultura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.