EU SOU MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, E AGORA? QUE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PRECISO DESENVOLVER?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 391


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Dos Santos , Kelly Mara Seronato

ABSTRACT
As organizações que atuam em ambientes altamente competitivos buscam excelência organizacional e as competências desenvolvidas pelos empreendedores podem contribuir para o sucesso do negócio. Embora saiba-se da relevância de se compreender as competências empreendedoras, as pesquisas sobre este tema no que refere aos Microempreendedores Individuais (MEI) ainda são incipientes. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo identificar as competências empreendedoras dos MEIs de uma associação do sul do Brasil. Para atender o objetivo proposto, foi conduzida uma pesquisa de caráter quantitativo e de concepção descritiva, a partir de um levantamento de dados. O instrumento de coleta de dados utilizado no presente estudo foi um questionário com questões fechadas, sendo elas em escala do tipo Likert. Os resultados demonstram que os empreendedores pesquisados possuem fortemente desenvolvidas a competência de busca de oportunidade e iniciativa, bem como a de planejamento e monitoramento sistemáticos. No que se refere às demais competências, foram percebidas em menor intensidade. Desta forma, este estudo contribui na apresentação de novas evidências empíricas sobre as competências empreendedoras, assim como colabora para o campo de estudos em empreendedorismo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho interessante e bastante atual, uma vez que o surgimento desse modelo de negócio tem sido bem relevante e ainda são poucos os estudos que apresentem dados/informações que possam auxiliar essas empresas individuais, com relação às competências. Bem estruturado, com clareza nos objetivos, bem como com relação ao estudo estatístico dos dados coletados, além de apresentar limitações, como o caso da amostragem ter sido em uma região específica, sendo importante realizar em outras regiões do país que podem apresentar alguns dados diferentes. Excelente!

Ótimo trabalho, visto que, de acordo com pesquisas do Sebrae a maioria dos Microempreendedores individuais (mais de 75%) tem na sua atividade a sua única fonte de renda. Isso significa que 4.6 milhões de pessoas dependem exclusivamente do seu trabalho como MEI para suprirem suas necessidades, ou contribuírem com a renda das suas famílias. Outro ponto relevante do estudo demonstra que o motivo do encerramento das atividades como MEI vai além da ausência de competências empreendedoras e passam também pela ausência do retorno financeiro, resposta de 1 em cada 4 justificativas.

Foto do Usuário Lidiane Campos Dos Santos 24-11-2021 20:47:05

Parabéns pelo trabalho! Tema extremamente relevante e super coerente.

O artigo traz uma abordagem bastante original sobre competências dos microempreendedores individuais. Em face da escassez de empregos formais, o empreendedorismo tem sido alternativa para boa parte da população, o que reveste o tema de relevância e atualidade. Parabéns às autoras!

Foto do Usuário Wilson Chagas Gouveia 30-11-2021 14:12:12

Kelly e Ana Paula parabéns pela pesquisa. Gostaria de dividir com vocês essa minha dúvida: A Associação de Microempreendedores Individuais que integra a pesquisa de vocês fornece ou estimula a busca por treinamentos que possam eliminar as lacunas existentes? Como por exemplo “estabelecer e mensurar as metas” para o próprio negócio?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.