Prevalência de Hipertensão Arterial Sistólica entre jovens: revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Acessos neste artigo: 256


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Julia Matias De Alcântara , Juliana Maria Bello Jastrow , Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva , Fernanda Golçalves Jardim , Allinny Dettmann Coutinho , Marcos Vinícius Pereira Leal , Italla Maria Pinheiro Bezerra , José Lucas Souza Ramos , Fabiana Rosa Neves Smiderle

ABSTRACT
A hipertensão arterial sistêmica (HAS), caracterizada como uma doença crônica não transmissível de etiologia multifatorial, em aspectos hormonais, genéticos, metabólicos, tróficos, ambientais e sociais, associados a elevação de níveis pressóricos. Objetiva-se neste estudo descrever sobre a hipertensão arterial sistólica entre a população jovem. Trata-se de revisão integrativa elaborada a partir das sucessivas etapas. Os critérios de inclusão definidos para a presente revisão foram: artigos completos e disponíveis nos idiomas português ou inglês, publicados no período de 2019 a 2020. Foram encontrados 2.002 artigos abordando a temática, no entanto, após, a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 15 artigos, e depois da leitura exaustiva de títulos e resumos, posteriormente realizando-a de forma completa, resultou-se em um total de um artigo. Assim, foi identificado o perfil dos jovens mais afetados por Pressão Arterial Sistólica, compreende a população adulta jovem acima dos 30 anos, do sexo feminino, acometendo indivíduos com baixa escolaridade. Por fim, nota-se uma carência de estudos com esse tema, principalmente quando o foco principal está relacionado a jovens-adultos. Normalmente todas as ações realizadas na atenção primária são voltadas para a população mais idosa, ou com riscos iminentes como comorbidades. Sendo assim, fica nítido a importância de mais pesquisas nesse âmbito, uma vez que nas últimas décadas, a incidência em jovens tem sofrido um relevante aumento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Hérica Felix De Oliveira 19-10-2021 19:20:29

O artigo apresenta temática extremamente relevante e atual, onde o objetivo destaca-se de forma clara e é comtemplado no desenvolvimento das etapas de elaboração do trabalho. Destaco ainda, que os autores pontuaram as necessidades e condições da vulnerabilidade desta população. Desta forma, os autores cumpriram o objetivo com clareza.

Foto do Usuário Isabela De Almeida Menezes 25-10-2021 09:32:30

Muito interessante a abordagem acerca da HAS entre a população jovem! a hipertensão além de ser um problema de saúde pública considerável entre adultos e idosos, atualmente passa a ser uma preocupação a nível dos jovens também, fato este relacionado aos hábitos de vida não saudáveis. Parabéns pela temática e abordagem do tema!

Foto do Usuário Arthur Victor Campos Silva 25-10-2021 21:26:46

Essa temática é bastante interessante devido a nossa grande facilidade em comer mais alimentos industrializados, o sedentarismo e outras questões sociais e ambientais.

Foto do Usuário Anísio Bueno Galvani Quinette 25-10-2021 21:29:40

Trabalho bem interessante, pois aborda uma doença crônica em pacientes mais jovem, já que a maioria das pessoas atribuem essa doença a uma faixa etária mais velha e tiram o foco das outras idades.

Foto do Usuário María Stella Campos De Aldana 27-10-2021 18:20:02

Los estilos de vida y hábitos saludables marcan la diferencia notoriamente en la prevención de enfermedades prevenibles y hoy en día la HTA se ve envuelta en los factores de riesgo que cada vez son mayores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.