Preferência alimentar de Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae) por folhas tratadas com extratos aquoso de Tradescantia pallida.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 442


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Do Nascimento Rocha , Rosilda Mara Mussury

ABSTRACT
A constante utilização de inseticidas sintéticos resultou no desenvolvimento da resistência de Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae) a diversas classes destes produtos agrícolas. Um método alternativo a redução do uso de inseticidas sintéticos é através da aplicação de inseticidas botânicos em função dos milhares de compostos, oriundos do metabolismo secundário. A Tradescantia pallida é uma planta comumente utilizada como ornamental em espaços públicos, principalmente devido sua fácil manutenção incluindo o fato de não sofrer herbivoria. Logo, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do extrato aquoso de T. pallida sobre a preferência alimentar de P. xylostella. Para isso, foram realizados testes com e sem chance de escolha de alimento, e os resultados apontam a ação deterrente do extrato, uma vez que o consumo e ganho de peso de larvas expostas foram menores. Essa decorrência nos permite explorar futuramente uma nova possibilidade de técnica agronomica, para tornar culturas mais resistentes à traça-das-crucíferas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natalia Pereira De Melo 16-04-2021 19:31:02

Parabéns pelo trabalho! Desenvolvimento do texto e apresentação dos resultados bastante relevantes ao tema.

Foto do Usuário Verônica Maiara Rosa Novais 10-05-2021 20:18:38

Um ótimo resumo sobre este tema que está tão atual, parabéns! Minha sugestão seria avaliar se o extrato aquoso de T. pallida pode ser utilizado em conjunto com inseticidas convencionais para que possa aumentar sua eficacia.

Foto do Usuário Marcelo Mendes De Haro 08-06-2021 15:59:03

Excelente trabalho, este tipo de pesquisa básica fomenta a prospecção de novas tecnologias e deve ser sempre incentivada. Parabéns!

Foto do Usuário Ricardo Sant'anna Martins 08-06-2021 16:15:20

Excelente trabalho e de grande relevância para a a agricultura. Desenvolvimento de tecnologias limpas deve ser a meta da pesquisa.

Foto do Usuário Rodrigo Martins Soares 11-06-2021 06:24:17

Parabéns pelo trabalho! Muito bem explicado e objetivo. Como sugestão, uma imagem do experimento do teste com/sem chance de escolha iria auxiliar na visualização. E como pergunta, quais espécies costumeiramente atacam a Tradescantia pallida?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.