Quem são os clientes dos bancos digitais?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 392


Certificado de publicação:
Certificado de Késsia Raquel Matos Garcia
Certificado de Érico Veras Marques
Certificado de Késsia Raquel Matos Garcia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Késsia Raquel Matos Garcia , Wanessa Hellen Santana Do Nascimento , Érico Veras Marques

ABSTRACT
O século XXI exigiu serviços mais complexos, rápidos e personalizados. Os bancos digitais surgiram das necessidades de mercado e proporcionam facilidade de acesso aos serviços financeiros aos seus clientes, a partir de inovações tecnológicas (BERDI; ORSO, 2019). Assim, os bancos digitais surgiram no contexto em que o modelo bancário investia em inovação de processos com o objetivo apenas de elevar sua rentabilidade. A partir disso, o estudo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como são os clientes dos bancos digitais? A fim de responder à questão, o trabalho tem como objetivo geral analisar como são os clientes dos bancos digitais. O estudo realizado foi descritivo e a pesquisa possui duas abordagens, sendo elas de natureza quantitativa e qualitativa. Na quantitativa, o meio utilizado para a coleta de dados foi um levantamento de campo (survey). Dessa forma, foram obtidos 340 formulários válidos, aplicados de forma totalmente online, durante os meses de fevereiro e março de 2021. Para a análise dos dados, utilizaram-se métodos de estatística descritiva (medidas de tendência central e porcentagens) com o auxílio do Microsoft Excel. No qualitativo, foram coletados entre os meses de maio e junho de 2021, com respondentes moradores da Região Metropolitana de Fortaleza no estado do Ceará, mediante a realização de entrevistas pessoais, as quais foram compostas por um roteiro de 16 questões subjetivas baseada nos objetivos e pressupostos do estudo. Ao todo, foram realizadas 50 entrevistas, os estudos de caso limitaram-se a esse número em razão da saturação das respostas encontradas. Com os resultados obtidos foi possível cumprir os objetivos do estudo de detalhar o perfil sócio econômico, identificar os principais produtos e serviços consumidos e que fatores levam a escolha por bancos digitais, em que instituições os clientes dos bancos digitais possuem contas, como são feitos os seus investimentos e analisar o motivo da escolha por um banco digital.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Derivan Galdino França 22-10-2021 21:42:18

Parabéns, artigo bem escrito, com linguagem de fácil entendimento, os resultados confirmaram as expectativas referente ao publico (clientes) dos bancos digitais, ao qual estou inserido, me surpreendeu a porcentagem de clientes dos bancos físicos em comparação ao digital com relação a conta principal. Como sugestão aprofundar a pesquisa quanto a satisfação dos clientes dos bancos digitais, e/ou comparar com os bancos físicos.

Foto do Usuário Monique Ferreira Cavalcante 26-10-2021 22:04:27

O artigo está muito bem estruturado, com uma metodologia e análise de resultados de fácil entendimento e rastreabilidade. Sugiro, quando possível, incluir os dados em tabelas no lugar de texto corrido para facilitar a visualização e fluidez da leitura.

Foto do Usuário Tulio Oliveira Andrade 04-11-2021 00:02:21

O título do trabalho chamou minha atenção, estando inserido em estudos e trabalhos dentro do mercado financeiro, a percepção de que os Bancos Digitais são jovens, ágeis, menos custosos aos clientes, é refletida em quem adquire seus serviços. Outro fator muito importante que deve ser destacado, é o fato de que os clientes dos Bancos Digitais, tem contas em outros bancos, são dinâmicos e sem burocracia, o que remete à inovação, afinal, já estamos próximos do Open Banking, e isso é perfeito para esse perfil de cliente que só tende a crescer.

Foto do Usuário Julia Oliveira Lucachaqui 08-11-2021 08:41:51

O trabalho trouxe uma visão dos novos consumidores, os da era digital, mais antenados nas tendências e valores da empresa, excelente tema. Parabéns!

Foto do Usuário Katharine Valeriano Ferreira Lima 23-11-2021 11:40:11

Gostaria de parabenizar os autores pelo artigo! Muito bem elaborado, temática muito relevante e bem atual. Muito importante trazer essa perspectiva diante de um contexto tão recente para que possamos ter a dimensão os efeitos dessa tecnologia disruptiva.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.