ADUBO ORGANOMINERAL NO CRESCIMENTO, EM ALTURA E DIÂMETRO, DE MUDAS DE IPÊ BRANCO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 401


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristiane Ramos Vieira , Rosangela Araújo Botelho

ABSTRACT
A adubação é uma das etapas mais importantes da produção de mudas, já que está relacionada com a melhoria das características químicas do substrato e, consequentemente, da nutrição das plantas. Essa adubação poderá dar origem à mudas com características morfológicas mais adequadas ao plantio no campo, em menos tempo. Dentre as características morfológicas, tem-se a altura e o diâmetro, que são as mais utilizadas para indicar sobre a qualidade das mudas e se estão aptas ao plantio. Diante disso, o presente experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o crescimento inicial, em altura e em diâmetro, de mudas de ipê branco em diferentes doses de adubo organomineral. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com cinco doses (tratamentos) e cinco repetições, sendo: T0 – sem adição de adubo; T1 – 10 t ha-1; T2 – 20 t ha-1; T3 – 30 t ha-1; T4 – 40 t ha-1. Ao final de 90 dias, foram avaliadas as características morfológicas das mudas. Verificou-se que, o adubo organomineral melhora as condições de crescimento para as mudas de ipê branco. Recomendando-se a dose de 40 t ha-1 para a produção de mudas com maior altura e diâmetro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandro Borini Lone 27-04-2021 15:38:11

Parabéns pelo trabalho que vem à contribuir com informações na produção de mudas e conservação de uma espécie arbórea brasileira. Seria importante que esse estudo tivesse continuidade, avaliando sombreamento, necessidade hídrica, entre outros, para a elaboração de um sistema de produção de mudas de Ipê-branco.

Foto do Usuário Amanda Hernandes 30-04-2021 17:13:14

Parabéns pelo trabalho. O tema é relevante, o objetivo ficou claro e os resultados estão apresentados de forma concisa. Nos resultados, sugiro citar a informação da altura média da testemunha, já que cita que os tratamentos com adubo o crescimento médio foi superior a 30 cm, destacando-se em relação ao tamanho da testemunha (qual é esse valor? é difícil aferi-lo pelo gráfico). Como foi a condução dessas mudas dentro desses 90 dias, como regime de irrigação e outros? Houve adubação de cobertura? Sugiro inserir essas informações no trabalho.

Foto do Usuário Joelma Mendes De Carvalho 10-06-2021 22:38:16

visto que o ipe tem se destacado significativamente para recuperação de áreas degradadas, seria interessante uma continuidade da pesquisa, como citado anteriormente pela Amanda. Afim de aperfeiçoar a produção de mudas de ipe. no mais excelente trabalho

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.