Programa Saúde na Escola: vivências e aprendizado para graduandos em medicina

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 351


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Breno Oliveira Marques , Ana Beatriz Ferreira Gusmão , Ana Luiza Ferreira Gusmão , David Santos Libarino , Juliana Brito Dos Santos , Karol Maynne Vieira Dos Santos , Luana Leal Gonzaga , Níkolas Brayan Da Silva Bragas , Paloma Santos Da Hora , Raul Antônio Oliveira Souza , Sara Emanuelle Dos Santos Neves , Nívea Maria Silva Silveira

ABSTRACT
A educação e o controle social em saúde se relacionam na construção de uma sociedade mais íntegra e comprometida para o desenvolvimento e fortalecimento da saúde pública.  Dessa forma, o projeto de ação para o controle e prevenção a dengue no Centro Municipal Professor Paulo Freire - CAIC, no município de Vitória da Conquista - BA, por meio de parceria com a Unidade de Saúde da Família Urbis V durante atividades curriculares de um componente do curso, põe em prática a ação da educação em saúde, contribuindo com uma maior participação da comunidade em alinhamento com os objetivos de integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a educação básica. Nesse sentido, a ação realizada no CAIC teve como objetivo conscientizar crianças em idade pré-escolar acerca da prevenção da dengue e informar sobre os sintomas mais comuns da doença. Logo, notou-se que a comunicação de forma acessível entre profissional de saúde e comunidade permite, além da potencialização do cuidado, o incentivo à participação social da comunidade, para que esta, agora mais autônoma, modifique a sua realidade conforme suas necessidades. Por conseguinte, a ação desenvolvida através do PSE possibilitou aos estudantes o entendimento e  a organização de ações de promoção à saúde, sensibilizando-os acerca da temática e desencadeando o processo de amadurecimento de ideias para sua abordagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Maria Pedroso De Campos Neta 22-11-2022 17:17:38

Trata-se de um relato de experiência de estudantes de medicina quanto à atividade ao Programa Saúde da Família na Escola no Centro Municipal de Educação Paulo Freire, em Vitória da Conquista - BA Não houve citação de autores na discussão em relação à temática abordada (Educação em Saúde) e a aprendizagem de graduandos em medicina. Poderia aprimorar a introdução, ampliando o referencial teórico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.